Vitaminas para Engravidar

Vitaminas podem ajudam a acelerar as reações metabólicas e também preparar o corpo para a gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

As vitaminas são importantes para o funcionamento do corpo, no entanto elas não são as substâncias responsáveis por sintetizar as reações. De forma geral, elas ajudam a regular as reações metabólicas, facilitam a liberação de energia contida nas moléculas, o que pode aumentar a velocidade das reações. Isso explica por atletas consomem mais vitaminas do que as pessoas sedentárias, pois o seu metabolismo é mais rápido. Algumas vitaminas ajudam na realização de reações químicas que ajudam o organismo a manter a fertilidade.

Entre as vitaminas que atuam no processo metabólico de fertilidade alguns minerais se destacam, como o zinco e o selênio – substâncias com poder “rejuvenescedor” para as células, também são importantes as vitaminas do complexo B e , além do Ômega 3.

vitaminas

Consumir Vitaminas para Engravidar

A maioria das vitaminas podem ser encontradas em forma de cápsulas, em compostos concentrados que podemos ingerir. Porém, recomenda-se principalmente o uso das substâncias naturais, consumidas através do alimento.

Há vitaminas que podem acarretar problemas para a fertilidade, por isso, se deseja realmente estimular a atividade fértil ingerindo mais vitaminas, consulte um médico. Por exemplo, a vitamina B6 pode provocar desiquilíbrio hormonal, por outro lado a ausência dela no organismo se associa aos sintomas da TPM. A vitamina está presente em peixes, aveia e carnes em geral. As vitaminas C e D são antioxidantes, elas podem atuar como rejuvenescedoras das células e defendem o organismo contra substâncias nocivas.  Os homens também devem se nutrir visando a fertilidade, o consumo de vitamina E ajuda a evitar o câncer de próstata , a substancia é encontrada principalmente em alimentos que contém betacaroteno – beterraba e cenoura, por exemplo.

A vitamina B9 é uma das importantes na gestação, por isso não deve faltar no organismo da mãe. Também conhecida por ácido fólico, ela é importante para o desenvolvimento do feto, atuando no desenvolvimento do tubo neural que virá a se tornar o sistema nervoso central, o seu consumo pode evitar muitas doenças relacionadas ao sistema nervoso do bebê. Em contraponto, os homens podem ingerir vitamina B12 para ajudar a aumentar a contagem de espermatozoides.

Lembre-se que o organismo absorve uma quantidade limitada de vitaminas, além disso os médicos indicam uma porção diária para ser ingerida. As cápsulas devem servir como balanceamento de uma dieta, não como componente principal.

vitaminas para emagrecer

Alimentos para Engravidar

Todas as vitaminas citadas são encontradas em cápsulas, uma forma mais fácil que a ciência desenvolveu para conseguirmos os elementos necessários ao organismo. No entanto, consegui-los através de uma boa alimentação é muito mais saudável, pois influencia na criação de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, além das vitaminas.

É importante não apenas consumir alimentos que ajudam no metabolismo, mas evitar o consumo daqueles que inibem a sua atuação. Por exemplo, a cafeína é um inibidor natural da absorção do ferro – motivo pelo qual não é lógico bebermos café após as refeições, o ferro é um nutriente importante para a mulher que deseja engravidar, pois a baixa de ferro pode ocasionar anemia gestacional e anemias podem levar ao aborto espontâneo. Pesquise quais alimentos contém substâncias inibidoras de outras, pois muitas vezes não são apenas as mais conhecidas – a exemplo do café, que contém cafeína porém alguns chás contém até uma concentração maior da substância, como o chá verde.

Outras Vitaminas & Suplementos

Como visto acima, algumas vitaminas podem ajudar você a aumentar as chances de engravidar. Como a gravidez é um processo complexo, são vários os fatores que podem determinar o sucesso de uma tentante. Recomendo você a assistir o vídeo abaixo, que mostra como todos os fatores trabalhando em harmonia (inclusive suplementos e vitaminas) podem fazer com que você consiga realizar o sonho de se tornar mamãe. É um lindo vídeo com informações valiosas!

engravidar naturalmente

9 comentários

  1. Juliane (03/03/2015)

    Gostaria de saber mais sobre o cisto no ovário o que pode ocasionado em uma gestação, se é possível engravida tendo o cisto.

  2. edna (01/09/2015)

    Boa noite quero saber si quando esta tomando o chá temos algum sintomas

  3. edna (01/09/2015)

    E demora para engravida

  4. edna (01/09/2015)

    vale apenas tentar fica tomando o chá de inhame

  5. taciane (07/10/2015)

    Bom eu tive um aborto em 2014 no final de abril estava com 7 semanas tive que fazer coretagem e depois disso eu não tomei mais anticoncepcional e ja estamos em 2015 em outubro e ainda não engravidei ja fiz exames e graças a Deus não deu nada mais gostaria de uma ajuda fico me perguntando o que acontece,só que eu sou muito anciosa e tomo muito café e refrigerante isso atrapalha.

  6. Bia Lima (15/01/2016)

    Boa tarde,
    Eu gostaria de saber, se depois de passado por uma cirurgia, TRAQUELECTOMIA, SE EU AINDA POSSO ENGRAVIDAR, OU SE TEREI DIFICULDADES, OBRIGADA.

  7. Elisangela (19/04/2016)

    Boa tarde ,
    gostaria de saber se a mulher que tem neoplasia se ela pode engravidar ?

  8. Anônimo (28/06/2016)

    boa tarde eu tem 43 anos sera que ainda posu em gravida

  9. Eleni (07/08/2016)

    parei o pilula em abril já tomo acido flórico dtn a uns 2 mes a nada

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.