Truques para Engravidar

Adotar novos hábitos e calcular a ovulação são saídas para tentar engravidar mais rápido.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Embora a maioria dos médicos recomendem que após planejar ter um filho, o casal tente realizar a concepção por pelo menos um ano antes de procurar um especialista, para muitos esse tempo é muito longo, e ter um filho, um sonho que precisa ser realizado em menos tempo. Dentro desse quadro, não é estranho que tentantes queiram saber maneiras de conseguir engravidar em menos tempo, não existem formas garantidas de conseguir uma concepção rapidamente, mas há truques que podem ajudar a perceber o melhor momento para tentar e para estar preparada no momento certo.

gravidez esperada

Truques para Mulheres

  • O primeiro passo para diminuir a distância até realizar o seu sonho de ser mãe é saber quando tentar, não adianta fazer inúmeras tentativas fora do momento certo. A cada ciclo menstrual há uma nova ovulação, e com ela a liberação do óvulo; quando não se faz uso de indutores de ovulação,  o mais comum é liberar apenas um óvulo a cada ciclo.
  • Para aumentar as chances de uma concepção, a relação deve ser no momento da ovulação, se sua menstruação é regulada, identificar a ovulação pode ser fácil, pois basta utilizar o método da calculadora de ovulação. No caso de uma menstruação desregulada, será mais difícil saber quando, mas você pode seguir os sinais do seu corpo, como a temperatura e também o espessamento do corrimento natural, que fica parecido com clara de ovo quando a ovulação está próxima.
  • Você pode não saber  o dia e hora exatos da liberação do óvulo, mas tendo uma noção de quando é seu período mais fértil pode se preparar, junto com seu parceiro, para ter relações nos dias anteriores e seguintes a ela. O espermatozoide saudável consegue   sobreviver no corpo da mulher por até 3 dias, em média, esse tempo pode ser suficiente para conseguir acertar a ovulação.
  • O óvulo, por outro lado, é mais frágil e só sobrevive por um dia, em média. Apesar de tentar na época certa ser a melhor forma de engravidar, por outro lado, o jejum sexual até a data da ovulação é uma péssima ideia, pois nesse período pode ocorrer acúmulo de espermatozoides mortos no sêmen, diminuindo as chances de concepção.

positivo para gravidez

Truques para Homens

  • A função do homem na concepção não é só ejacular, apesar da formação do bebê ocorrer dentro do útero, nada acontece sem os gametas masculinos, e esses devem apresentar qualidade tão boa quanto o óvulo para garantir a fecundação e um desenvolvimento saudável do embrião. Muitos homens não se preocupam com a formação dos seus espermatozoides, mas em um caso de estar tentando engravidar, é bom começar a se preocupar.
  • Quanto mais saudáveis e fortes, mais chances o gameta tem de sobreviver e fecundar o óvulo. Estudos mostram como a alimentação e os vícios, bem como a atividade física, influenciam positivamente ou negativamente o desenvolvimento dos espermatozoides. Por exemplo, o consumo diário de álcool pode reduzir os níveis de testosterona e aumentar o número de gametas defeituosos, além de baixar a contagem dos mesmos; que também pode ser causada pelo cigarro, por banhos muito quentes ou por ficar muito tempo com o laptop no colo, qualquer atividade que aumente a temperatura dos testículos irá matar espermatozoides. Na alimentação, consumir mais alimentos ricos em ácido fólico, vitamina C e D e cálcio pode produzir gametas mais fortes.
  • Nenhum truque garante a concepção, mas não há nenhum motivo para não tentar, pois nada é contra-indicado. Nesse tempo, o casal deve buscar também preparar o seu corpo bem, pois a gravidez será um momento intenso.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.