TPM

Como levar uma TPM e uma criança ao mesmo tempo.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Comportamento, Dicas

O Milagre da Gravidez

A TPM, Tensão Pré Menstrual,  não está presente na vida de todas as mulheres em idade fértil e que menstruem, pois embora elas possuam ciclos menstruais, não necessariamente elas apresentam sintomas de TPM. TPM é um conjunto de sintomas físicos e também psicológicos que aparecem no período próximo a menstruação e desaparecem logo após o início de um novo ciclo menstrual.

Esses sintomas podem aparecer em diferentes níveis e causar adversidades diferentes no cotidiano da mulher, quando se tem um filho pequeno, um bebê, a mulher tem que estar preparada para adversidades em dose dupla.

sintomas de tpm

Características de uma TPM

A TPM tem sintomas característicos, a sensibilidade e a irritabilidade são sempre os mais lembrados, principalmente porque afetam as pessoas ao redor da mulher. Há mulheres que choram por qualquer motivo, assim como também há mulheres que se tornam agressivas. Mas são dois sintomas que podem aparecer de um jeito bem menos perceptível, algo que somente a mulher pode perceber de diferente.

Esses sintomas estão diretamente ligados a depressão, que também pode ser caracteristica de uma TPM. Porém, no caso da mulher já apresentar um quadro de depressão ele pode se agravar no período e após a menstruação voltar ao “normal”. Isso pode ser um problema, porque pode levar a paciente a acreditar que apenas sofre de TPM, deixando de procurar ajuda adequada para o seu problema. A depressão é uma doença, como já foi comprovado cientificamente, e tem tratamento, é importante procurar admitir e alguém que possa ajuda-la.

Os sintomas físicos são bastante sentidos pelas mulheres, aquela sensação de inchaço que muitas vezes se une à  irritabilidade para fazer com que você pense que não tem roupas, é parte da TPM, por exemplo, o inchaço pode ser causado por retenção de liquídos, uma reação do organismo que se intensifica durante o período da TPM, ou de prisões de ventre, que também podem se associar ao problema. A dor nos seios também é algo que as mulheres percebem com facilidade, pois se torna bastante incômodo para a realização de suas tarefas no dia-a-dia.

Os sinais da TPM podem aparecer em momentos variáveis, em algumas mulheres aparecem até 15 dias antes da menstruação, em outras apenas dois os três dias antes, da mesma forma, pode varias a sua duração pós menstruação.

mulher em tpm

Mães de Bebês e a TPM

As mulheres, em geral, encaram a TPM como um momento ruim, principalmente porque as pessoas ao redor, inclusive outras mulheres, não entendem de cara o seu estado físico e emocional. É fácil perceber que uma criança pequena entenderá tão pouco quanto. Cuidando de uma criança, pedir compreensão as pessoas mais próximas é o mínimo para conseguir passar bem esse período do mês. Se você realmente tem TPM, avise-os quando ela chegar e peça ajuda para lidar com a criança.

É possível encontrar caminhos para contornar a parte mais díficil da TPM, se o problema for conviver com outras pessoas, como não é possível se isolar e cuidar de uma criança, a mulher pode pedir para outras pessoas ajudarem em horários críticos, por exemplo, se o seu maior problema for à noite, divida com alguém o momento de colocar a criança para dormir.

Além disso, psicólogos apontam que cuidar da aparência diminui os sintomas psicológicos da TPM, pois aumenta a segurança. Portanto, se for necessário, tire um tempo para voc6e, para fazer um tratamento estético ou mesmo praticar algum esporte, que libera endorfinas e ajuda a diminuir a sensação tensa.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.