Tabela de Fertilidade

Utilize um calendário para aumentar suas chances de engravidar.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas, Dúvidas

O Milagre da Gravidez

Para muitas mulheres a tabela de fertilidade é um método contraceptivo alternativo, ou seja, não é estranho que muitas vezes ela só seja lembrada como método de se evitar uma gravidez. Na verdade, a tabela não é nada mais do que um controle do seu período fértil, um calendário para a mulher saber quando irá ovular, assim, pode servir tanto para evitar uma gravidez quanto para ajuda-la a ter mais chances de concepção. Para não engravidar utilizando a “tabelinha” é necessário não ter erros na contagem do período fértil, pois não deverá manter relações nesse dia.

Fazendo a Sua Própria Tabela

Fazer uma tabela de fertilidade é bastante simples, pois é necessário apenas saber o dia de sua menstruação. Com isso você poderá descobrir o dia de sua ovulação. Você pode fazer a sua tabela de fertilidade utilizando um calendário comum, onde você deverá anotar os dias de sua menstruação. Por isso que a tabela também é conhecida como calendário de fertilidade e calculadora de fertilidade.

Tabela de Fertilidade

Entre os 7° e 11° dias do ciclo menstrual o colo do útero já começa a ser preparado para haver fecundação, pois a parede fica mais espessa, o que possibilitará implantação do óvulo fecundado. Em torno do 14° dia o óvulo é liberado, por volta do 25° dia os hormônios sexuais começam a cair. Com o método da tabelinha você faz um controle e sabe quando o seu ciclo está próximo da liberação do óvulo, encontrando o dia perfeito para manter relações sexuais para chegar a uma concepção.

Entenda Como Funciona o Ciclo Menstrual

Muitas mulheres não confiam no método da tabelinha, mas ele é realmente útil para engravidar, te dando mais controle sobre o período em que seu corpo está fértil. Entender como funciona o ciclo menstrual é muito simples. Toda mulher já nasce com óvulos, cerca de 450 mil óvulos já estão no organismo feminino, o ciclo menstrual é apenas o caminho percorrido durante um mês, em média, para que o período de ovulação ocorra.

Há mulheres que possuem ciclos menstruais que vão de 21 dias à 35 dias, o mais comum, no entanto, são os ciclos de 28 dias.  Os ciclos são controlados por hormônios produzidos no hipotálamo, hipófise e no próprio ovário, portanto, uma alteração menstrual pode ser sintoma de algum problema mais sério, é sempre importante conversar com seu médico quando elas ocorrem.

A gonadotropina é o primeiro hormônio que dá inicio ao ciclo, estimulando a produção de hormônio folículo-estimulante, ou FSH, pela hipófise, ele utiliza a corrente sanguínea para chegar até os ovários e estimular a maturação dos óvulos. No ovário, vários óvulos entram no processo de maturação mas apenas um é dominante. Além disso, o FSH também estimula a produção de estrógeno, alertando o organismo para o espessamento das paredes do útero, o que vai criar uma camada onde o óvulo irá se implantar se for fecundado.

tabela de Fertilidade

O hormônio luteinizante, ou LH, é responsável pela liberação dos óvulos maduros no útero e também pela diminuição do FSH no organismo. Com a liberação dos óvulos o estrógeno também atua deixando o muco vaginal menos espesso, possibilitando que os espermatozoides penetrem. A liberação dos óvulos também estimula a produção de progesterona, no corpo lúteo, sendo um hormônio essencial para gravidez, pois impede que o corpo libere o óvulo. Quando não há fecundação e o nível de progesterona caí rapidamente temos a menstruação.

3 comentários

  1. eliane soares costa (20/03/2015)

    queria tira uma duvida minha menstruação veio no dia 22/02/2015 ir ainda não veio esse de março tava esperando ela por 18/02/15 sera to gravida to sentido muito dor de cólica°

  2. Thais (12/05/2015)

    Bom dia!
    Por gentileza, poderiam tirar uma dúvida?
    Pretendo engravidar esse ano/2015, minha ultima menstruação veio em 16/04/2015, e nos dias 01/05, 08/05 e 09/05, tive relação sem proteção e ejaculação dentro.Posso ter engravidado neste periodo?

  3. Paula Beatriz Mota (13/09/2015)

    dúvida minha menstrauaçao veio dia 08/09/2015 qual sera meus dias fértes pq quero engravida

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.