Reversão de Vasectomia

Existe esperança para o homem voltar a ser fértil, vale a pena conferir.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

O método de infertilidade para o homem se chama vasectomia, e é um método que serve para homens que não pretendam ter mais filhos, e também pode ser chamado de vaso-vasostomia, vaso-epididimostomia e recanalização de deferentes.

esperma

Procedimento Cirúrgico

A vasectomia nada mais é que um pequeno corte na bolsa testicular, que impede a passagem dos espermatozoides pelos canais, sendo assim, o sêmen ainda é expelido nas relações sexuais, porém sem gametas, em alguns casos se pode ter a reversão através de um complexo procedimento cirúrgico, onde esses canais são religados.

Quem Procura a Reversão

A cirurgia de reversão é procurada por homens que se arrependem e querem ter filhos, e que tenham parceiras férteis, porém a maior chance de sucesso ocorre nos que fizeram a vasectomia a menos de 14 anos, pois com o tempo ocorre um processo de fibrose que cria uma certa obstrução no local onde foi rompido o canal, e nesses casos mais difíceis, é preciso fazer um ligamento em uma parte externa, longe da área obstruída, tornando assim uma cirurgia mais complicada e pouco indicada.

Como é Feita a Reversão

A cirurgia de reversão da vasectomia consiste em religar os canais antes obstruídos, o que só é possível caso o corte não tenha sido muito grande, então realiza-se uma microcirurgia, onde se faz uma incisão de mais ou menos 3 ou 5 centímetros no saco escrotal. No procedimento, é utilizado anestesia geral, intubação e máscara laríngea, a operação pode durar de duas a quatro horas, e é considerada pouco invasiva apesar de bem trabalhosa para o profissional que irá realizar o procedimento.

Depois das pontas dos canais separadas, elas são suturadas, através de um microscópio com fios bem finos, logo depois se fecha o saco escrotal com uma sutura local, e pronto.

vasectomia

Recuperação

Dependendo do horário da cirurgia, o homem já é liberado no mesmo dia, e sua fertilidade poderá ser analisada 45 dias após a cirurgia, através de um espermograma que irá avaliar a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen, além de sua motilidade e morfologia, que indica o seu formato, para indicar se o homem já pode se considerar fértil.

Expectativas

O sucesso desse tipo de operação de reversão depende muito do tempo entre a vasectomia e a decisão de reversão, que quanto maior, menor são as chances de dar certo, por isso, o quanto antes realizar, melhor será. Se a cirurgia for feita em um intervalo de 3 a 4 anos, a chance de uma gravidez é de 70%, enquanto se o intervalo for maior que esse, essa mesma chance pode cair até para 30 e 40% após 10 anos.

A idade do homem também influencia, porque após os 45 ano de idade a fertilidade do homem diminui, assim também como o idade da mulher pode interferir muito nas chances.

Dificilmente esse tipo de cirurgia é contraindicado, sendo que após 14 anos de vasectomia ela pode ser desencorajada pelo médico, ou nos casos em que as esposas tenham quase 40 anos, e em casos de vasectomias com cauterização nos canais, a reversão se torna impossível.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.