Remédios que a Tentante Precisa Parar de Tomar
Todo cuidado não é pouco quanto tentamos engravidar, por isso seguir algumas dicas não custa nada afinal.
Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas
Em geral, as recomendações médicas para tentantes, é que evite ao máximo a ingestão de medicamentos, principalmente nos dias em que está tentando engravidar, porém algumas doenças dependem de tratamentos que não podem ser interrompidos, por isso é preciso saber quais os medicamentos que menos prejudicam no caso de uma tentativa de gravidez.
Principais Cuidados
Tomar remédios por conta própria é totalmente proibido, tanto para tentantes, quanto para grávidas, como também não se deve interromper algum tratamento sem consultar o seu médico e seguir suas orientações adequadas.
O Perigo Dos Descongestionantes
Alguns remédios já chegam a fazer parte de nosso dia a dia, e quando adoecemos, já tratamos de utilizá-los, e um desses é o descongestionante, que por sua vez tem a função de restringir a produção do muco nasal para o alívio do entupimento e coriza decorrentes, e isso pode prejudicar o colo do útero, que utiliza muco, para auxiliar a viagem do espermatozoide até o útero.
Por isso, existe a possibilidade de descongestionantes nasais afetarem a produção do muco cervical, que é o que diminui muito as suas chances de engravidar durante aquele determinado ciclo em que você utilizou o medicamento. Por isso esse é um dos medicamentos que devem ser evitados pelas tentantes para assim aumentar suas chances de uma possível concepção.
Corticosteroides
Esses medicamentos que possuem corticoides em sua composição podem prejudicar a sua ovulação, pois afetam os níveis de hormônio do cortisol natural que existe em nosso corpo, por isso alguns medicamentos como a cortisona e a prednisona, podem desregular de maneira negativa seu ciclo menstrual assim também como a ovulação.
Esses medicamentos não afetam a fertilidade de utilizados apenas uma vez ou outra, porém se utilizados a longo prazo, podem diminuir a fertilidade, por isso, se você é adepto a algum medicamento desse tipo, procure uma orientação profissional para saber se existem outras alternativas, menos ofensivas para o seu organismo, e que não afete o seu desejo de ser mãe.
Ibuprofeno
Um descontrole hormonal pode ocorrer com o uso de medicamentos que contenham ibuprofeno, e podem diminuir suas chances de engravidar por bloquear as prostaglandinas, que é muito importante para controlar a inflamação e temperatura do seu corpo, e isso torna o ambiente melhor para receber o espermatozoide enquanto ele busca o óvulo.
Outro efeito negativo desse medicamento é que ele pode prejudicar o seu ciclo menstrual, inibindo a ovulação, que pode sofrer desregularem, dificultando a sua tentativa de gravidez.
Medicamentos Que Devem Ser Evitados
Entre as composições e remédios que precisam ser evitados, podemos citar:
Isotreinoína, varfarina sódica, ácido valproico, os inibidores de enzimas conversoras de angiotensina, sumatriptano, propranolol, os de tratamentos contra malária e as doses altas de corticosteroides.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir um possível problema de infertilidade, concepção ou com o bebê, é evitar tomar medicamentos sem uma prescrição ou pelo menos uma orientação médica, e isso é imprescindível para as tentantes, que devem ter cuidados redobrados quanto a sua saúde.