Relações Demais Não Diminuem as Chances de Engravidar

Especialistas confirmam que ter relações várias vezes durante a semana é bom para quem está tentando engravidar.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Algumas lendas se espalham facilmente pela internet, “território de ninguém”, e quando você menos espera é preciso procurar uma fonte confiável para confirmar se todo um burburinho em torno de um assunto é verdadeiro. O sexo é um tema recorrente entre os que espalham lendas, entre as tentantes é comum aparecer quem diga que “sexo demais atrapalha a concepção”. A primeira reação é sempre de estranhamento, mas depois de repetir algumas vezes qualquer um pode acabar acreditando nisso.

casal

O Que os Especialistas Dizem?

A ideia de que o sexo diminui as chances de engravidar pode ter surgido de uma confusão, afinal é comum dizer que o casal que deseja engravidar deve ter relações em dias específicos. A frase pode ser mal interpretada, levando a entender que as relações devem ser feitas apenas nos dias de ovulação. Nada disso, não importa se o casal tem mais relações durante um determinado período, desde que durante o período fértil ou próximo a ele também se relacionem. Os espermatozoides podem ficar até três dias vivos dentro do corpo feminino e sem fecundação, muitas vezes uma relação próxima à ovulação também resulta em gravidez.

Os especialistas afirmam que quanto mais relações o casal tiver, maiores serão as chances de engravidarem. Não apenas pela constante presença de espermatozoides no colo do útero, o que facilita principalmente para quem não sabe ao certo o dia da ovulação, mas também porque o sêmen contém substâncias proteicas que tornam o útero mais forte e receptivo a uma gestação.

Quanto aos gametas masculinos, ejaculações frequentes os tornam mais fortes, pois o organismo terá que produzir mais espermatozoides. Deixa-los “armazenados” para quando a mulher estiver ovulando pode deixar as células velhas, o que as faz perder a motilidade e a rapidez tornando mais difícil que alcancem o útero. Quando se tem várias relações sexuais seguidas é normal o volume de sêmen diminuir, mas isso não diminui as chances de gravidez, já que as células que ficam são mais saudáveis e têm mais chances de chegarem as trombas uterinas.

Em geral, médicos concordam que manter relações sexuais três vezes por semana é ótimo para quem está tentando engravidar, mas isso deve ser feito porque o casal está com vontade.

O Estresse  Diminui as Chances de Gravidez

casal se beijando

Fazer sexo várias vezes na semana não atrapalha a possibilidade de uma concepção, por outro lado, fazer isso sobre o estresse de engravidar pode atrapalhar bastante. O estresse atrapalha todas as ferramentas que organismo tem para facilitar a reprodução, por exemplo, a lubrificação vaginal. Além de tornar a relação mais fácil e prazerosa, o lubrificante natural permite uma mobilidade melhor dos espermatozoides. O  orgasmo feminino também é importante para ajudar a fecundação a ocorrer.

Por sua vez, os homens precisam estar relaxados para conseguir uma ejaculação. Não estar estressado ajuda não somente a ejaculação a ocorrer, mas pesquisas apontam que quando estão relaxados e excitados, a ejaculação é mais forte, o que libera um volume maior de sêmen e com mais força, depositando os espermatozoides mais próximos das tubas uterinas,  o que já facilitaria e muito para que os gametas alcançassem o óvulo.

1 comentário

  1. edna (09/07/2015)

    Eu gostaria de saber si eu com essa idade de 55 anos ainda tenho chance de engravida porque eu tenho uma vida saudável e ainda tem meu útero so que estou na face da menopausa tomado esse chá vai almentar minha fertilisacão

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.