Quanto Tempo Vou Demorar Para Engravidar?

A pergunta enche a cabeça das tentantes todos os dias, mas será que tem resposta?

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

São muitos os fatores que influenciam o tempo que alguém pode demorar para engravidar, por conta disso, definir exatamente quanto tempo esse plano pode demorar a se concretizar não é simples e tampouco é possível faze-lo, se realmente quer exatidão. Um casal em idade fértil, por volta dos 25 anos, pode passar até um ano tentando engravidar sem sucesso. Quando isso ocorre, devem procurar um médico especialista para investigar a possibilidade de problemas de fertilidade.

grávida ao sol

Quais São As Chances de Engravidar?

Um casal fértil tem chances de engravidar que ficam entre 20 e 30 por cento a cada ciclo menstrual, a grande maioria não passa por problemas por mais de um ano e dentro do primeiro ano de tentativas pelo menos 85% dos casais conseguem engravidar. As variáveis acontecem de tal modo que alguns casais podem engravidar no primeiro mês de tentativas, outros podem levar até 2 anos e engravidar normalmente, mesmo se consultando com um especialista.

Apesar das chances comuns de gravidez, existem fatores que interferem bastante na fertilidade do casal. O mais falado deles é a idade, sendo que a da mulher tem maior peso que a do homem, pois a partir dos 35 anos as mulheres já começam a produzir menos óvulos saudáveis e a produção de espermatozoides nos homens podem continuar até os 50 anos. O estilo de vida de ambos pode dificultar a gravidez, os vícios em toxinas fazem mal para ambos os processos de produção de gametas, a alimentação também é um tópico prioritário, sabe-se que alguns alimentos ajudam a melhorar a fertilidade enquanto outros a pioram. E claro, a frequência das relações sexuais, o que pode ser influenciado pelo emprego que as partes tenham, sua rotina, seus horários.

Como Engravidar Mais Rápido?

Alimentar a ideia de que sabendo o dia correto da sua ovulação você conseguirá engravidar mais rápido é nutrir uma falsa esperança. Embora esse seja o fator essencial para uma gravidez acontecer, pesquisas já mostraram que mulheres que se preocupam demais com cada detalhe do ciclo menstrual apresentam muito mais estresse, devido a expectativa, o processo acaba com a naturalidade de uma relação tentando sincronizar a vida sexual e os dias férteis. O estresse pode facilmente mudar o dia da ovulação, mesmo em mulheres reguladas, portanto manter relações frequentes e menos preocupadas é o melhor, os médicos indicam ter relações sexuais pelo menos 3 vezes por semana para os casais que estão tentando engravidar.

ultrassom gestacional

As mulheres passam a maior parte da vida evitando uma gravidez, o que lhes dá bastante controle sobre o corpo através das pílulas. É uma tendência natural achar que quando decidir engravidar terá tanta facilidade de controlar o que acontece quanto, mas abrir os olhos é preciso. O processo de ovulação sofre muitas influências externas, as taxas de hormônio podem variar com uma simples viagem ou um alimento diferente, o corpo humano é muito mais complexo do que acreditamos, principalmente no que se refere à reprodução.

Em todo caso, todo o mês você receberá um aviso do próprio sistema endócrino lhe avisando que está pronta para tentar ser fecundada. Se isso não ocorrer, no mês seguinte haverá uma nova tentativa.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.