Quando Posso Fazer o Teste de Gravidez?

Os exames dependem da concentração hormonal para indicar a gravidez, portanto saiba quando é o melhor momento para realiza-los.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Quando se está tentando engravidar, todos os meses são regados de ansiedade, com isso, muitas mulheres ficam tão preocupadas em saber se conseguiram ou não engravidar que fazem vários testes de gravidez, muitas vezes sem levar em conta se já é possível detectar uma gestação efetivamente. De qualquer forma, o momento ideal para a realização de um exame de gravidez não depende apenas da mulher, mas também do tipo de exame que será realizado.

teste de gravidez de sangue

Testes de Farmácia

Algumas pessoas desacreditam da eficácia dos testes de farmácia, no entanto eles podem ser ditos tão confiáveis quanto exames de sangue, a depender da época em que são realizados. A sensibilidade dos testes de farmácia, essa sim, pode ser contestada. A depender da marca escolhida o teste poderá ser mais sensível, detectando uma gravidez logo nos seus primeiros dias, outros precisam de uma concentração hormonal maior na urina para que isso seja percebido.

Apesar da variação de sensibilidade, em geral eles funcionam da mesma forma, detectando a presencia do hormônio Gonadotrofina Coriônica na urina da mulher, por isso dizemos que tanto o exame de sangue quanto os testes de farmácia em geral são eficazes, porque as duas formas de se confirmar a gravidez funciona com base nesse procedimento.

As embalagens dos testes de farmácia não informam a sensibilidade do teste, mas a mesma pode varias entre a detecção dos hormônio hCG desde 20IU/L de sangue à 50UI/L, assim alguns conseguem confirmar a gestação com alguns dias de antecedência sobre o outro. Os mais sensíveis, detectam-no a partir de 12 dias após a ovulação, o que seria ainda antes do atraso menstrual, mas indica-se realiza-los no primeiro dia de atraso. Os níveis do hCG dobram a cada dois ou três dias, aumentando muito as chances de se detectar a gravidez.

teste de gravidez de urina

Exames de Sangue

Os exames de sangue são bem mais sensíveis que os testes de farmácia, além de detectarem os níveis de uma subunidade de hCG diretamente no sangue, onde a concentração do hormônio é superior à da urina. A sua complicação é que precisam ser realizados em laboratório, o que exige que a tentante marque uma consulta médica e solicite o exame, por isso, o mais comum é se fazer primeiro o teste em casa, de farmácia, e depois ir ao laboratório para confirmar.

Os exames de sangue podem ser quantitativos ou qualitativos. O exame qualitativo indica apenas se a mulher está ou não está grávida, o que é determinado a partir de uma certo nível de hCG no sangue. Sendo que os exames não consideram a mulher grávida quando há menos de 25UI/L de hormônio no sangue. Os exames quantitativos podem ser mais úteis àquelas que estão muito ansiosas, pois informam a quantidade de hCG no sangue, sabendo que o hormônio só é produzido durante a gravidez pode-se indicar que a mulher está grávida, salvo se a mesma fizer uso de medicamentos para a fertilidade, que podem conter esse hormônio.

O exame de sangue pode detectar muito cedo a quantidade de hormônio, quando é quantitativo, mas o mais indicado é que se faça o exame a partir do 12° dia depois da ovulação.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.