Quando Fazer o Teste de Gravidez

Saiba como funcionam os testes de gravidez para saber quando procura-los.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas, Dúvidas

O Milagre da Gravidez

Correr para a farmácia e comprar um teste de gravidez é a primeira reação de muitas mulheres que percebem algo diferente no corpo, geralmente, o atraso menstrual, considerado por muitas o principal indicio de que uma bebê está a caminho. Mas, muitas vezes, sendo uma gravidez esperada ou não, o resultado pode não ser positivo no teste de farmácia, mas algumas semanas ou até mesmo poucos dias depois, um novo teste dá positivo. É preciso entender como funcionam os mecanismos de detecção de uma gravidez para saber que um dia de atraso menstrual não é suficiente para comprovar uma gravidez.

Teste de Farmácia

Esse teste costuma ser a primeira opção de muitas mulheres, especialmente por sua rapidez, mas os métodos lhe garantem eficácia e por isso também é escolhido, afinal, as chances de indicar uma gravidez sem haver uma são baixas.

Teste de Farmácia

Os testes de farmácia são, basicamente, um conjunto de compostos químicos que reagem com substâncias encontradas na urina de uma mulher grávida. A principal substância utilizada para a detecção da gravidez é o hormônio hCG. Como a maioria dos testes de farmácia não informam o nível de sensibilidade ao hCG, pode ocorrer o “falso-negativo” quando a produção de hCG ainda é baixa.

O falso negativo ocorre por que os testes de farmácia são apenas qualitativos, a única coisa que eles fazem é indicar uma possível gravidez. Assim, mesmo que a tira que indica o resultado do teste apareça em uma cor muito clara já é interessante marcar um exame de sangue para confirmar, pois essa alteração indica que houve alguma reação química e que, sim, a mulher poderá estar grávida.

Exame de Sangue

O exame de sangue é a melhor forma de saber se uma mulher está grávida, os hormônios que são detectados na urina estão presentes também na circulação sanguínea, em maior quantidade. Além disso, a análise laboratorial é mais especifica que a reação química de um teste de farmácia, conseguindo medir níveis mínimos de hormônio no sangue.

Para realizar um exame de sangue é preciso consultar um médico e pedir a ele para fazer o exame. É importante realizar o exame com a indicação de um médico e também pedir que ele te examine, pois o mesmo exame que descobre a gravidez pode indicar possíveis tumores.

Exame de Sangue

Quando fazer?

A mulher pode realizar um teste alguns dias depois da ovulação, se ela já estiver contando com uma gravidez. O teste de farmácia pode detectar hormônios com pelo menos 12 dias depois da fecundação, obviamente, a produção de hormônio varia de mulher para mulher. Os exames de sangue conseguem detectar níveis menores de hormônio na circulação sanguínea, por isso, com uma semana depois da fecundação já é possível detectar uma gravidez.

O exame de sangue pode ser quantitativo ou qualitativo, é possível escolher. Num exame quantitativo o médico poderá avaliar a quantidade de hormônio produzido pela paciente e informar se há chances de uma gravidez. O exame qualitativo funciona como o teste de farmácia, apenas indicando. Com cinco dias de diferença entre um exame e outro já é possível detectar novos níveis hormonais.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.