Quando Devo Ter Relações Sexuais para Engravidar

Planeje seus dias para ter mais chance de engravidar.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas, Dúvidas

O Milagre da Gravidez

Para que uma relação sexual resulte em gravidez é preciso pensar que mais de um fator influi, o principal deles é o período fértil da mulher. Afinal, a produção de espermatozoides é contínua, mas a liberação de óvulos ocorre apenas uma vez por mês.

Como devo me programar para engravidar?

Sabendo que os óvulos são liberados apenas uma vez ao mês, o ideal é é ter relações nos dias férteis do ciclo menstrual para conseguir engravidar. Ou seja, no seu período fértil. O período fértil são os dias em que ocorre a liberação dos óvulos e além disso o organismo tem reações que propiciam a fecundação, como a alteração do muco vaginal e a presença de hormônios que ajudam o óvulo a se fixar na parede uterina e permanecer lá.

Programar a Gravidez

É possível calcular quando será o seu período fértil e sua ovulação, apesar disso não é possível saber o momento exato da liberação do óvulo. Como pouco tempo depois da liberação os hormônios já começam a cair, como a progesterona, ter relações um dia antes da ovulação também pode garantir uma gravidez, pois os espermatozoides conseguem sobreviver por até três dias no trato vaginal.

Apesar dos cálculos para o período fértil, há mudanças sensíveis que o organismo sofre que podem alterar a data da ovulação. A variação depende, inicialmente,  do ciclo normal de uma mulher, mas não ocorrer alterações no ciclo é algo muito raro. Especialistas recomendam aos casais que pretendem engravidar realizarem o ato sexual com certa frequência, definida em alguns dias, para que os esforços não se concentrem apenas no dia da ovulação.

A irregularidade do ciclo afeta a possibilidade de engravidar?

Há mulheres que se preocupam com a possibilidade de não conseguirem engravidar por causa da irregularidade dos seus ciclos menstruais. De fato, as alterações constantes no ciclo podem significar algo mais complicado, mas tal hipótese só pode ser confirmada por um médico. Ainda assim, na maioria das vezes as mulheres não tem problemas que possam impedir uma gravidez, mas pequenas alterações hormonais que desregulam o processo que leva à ovulação e posterior menstruação.

No entanto, apesar de alterações menstruais não significarem a impossibilidade de uma concepção, elas podem tornam mais complicado descobrir o período fértil e sua ovulação. Um caso menos comum, mas que ocorre e deve ser lembrado é que em alguns ciclos a mulher pode não liberar nenhum óvulo, apesar deles estarem no organismo.

Quando devo procurar um médico?

Quando Procurar um Médico

A ansiedade para engravidar leva muitos casais à uma preocupação antecipada, vale a pena testar métodos, como a contagem dos dias ou ter relações em dias alternados. O cálculo do período fértil é muito importante antes de se procurar um médico com medo de não poder engravidar. Por outro lado, o acompanhamento por um ginecologista pode ajudar a mulher a encontrar o seu período fértil.

Vá em busca de uma orientação médica ou de métodos artificiais de concepção após seis meses de tentativas, é um bom período para o casal já ter observado o ciclo e os dias mais propícios á fertilização, portanto, pode ser que algum outro fator esteja impedindo.

2 comentários

  1. ZILDA DE MATOS PEIXOTO DE BESSA (19/09/2014)

    ESTOU TENTANDO COM UM POUCO DE RECEIO…E PRECISO TOMAR ACIDO FOLICO ANTES DE ENGRAVIDAR?

  2. NADIA MORAIS (18/05/2016)

    TIVE UM ABORTO ESPONTANEO NO DIA 18/04/2016 ,sou super desrregulada possotentar gestar em seguinda

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.