Posso Engravidar Menstruada?

A gravidez pode ou não ocorrer durante a menstruação? Entenda os casos.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

A menstruação é a “limpeza” natural que ocorre no organismo após a ovulação, preparando-o para o próximo ciclo quando não há fecundação do óvulo. A dúvida é aparentemente ilógica, pois durante  menstruação o óvulo deve ser liberado, assim como a camada mais espessa que se forma na parede uterina, que seria utilizada na implantação do óvulo.

Mas, por incrível que pareça, é possível acontecer casos raros de concepção durante a menstruação. Tais casos podem ocorrer em mulheres com ciclos muito irregulares, o que deixa uma janela de imprecisão sobre a sua ovulação – ou seja, pode ocorrer uma ovulação ainda durante o processo de preparo para o novo ciclo, durante a descamação do útero. O que torna uma gravidez durante a menstruação um caso quase isolado é também a falta de condições para a implantação do óvulo, mesmo fecundado.Além desses fatores femininos, a sobrevivência de um espermatozoide no canal vaginal durante a menstruação é também rara, pois o pH vaginal se altera.

posso engravidar

Gravidez Logo Após a Menstruação

A gravidez sendo contraída logo após a menstruação é um caso menos raro do que o explicado acima. Também depende de muitos fatores para que ocorra, no entanto. É necessário a mulher ter um ciclo menstrual muito curto, fora do padrão normal de período entre o primeiro dia da menstruação e o início do ciclo seguinte, assim, a data da ovulação poderia ser muito próxima a data do sangramento.

Num ciclo dentro do padrão normal a ovulação ocorro entre o 12° e 16° dia, o óvulo consegue sobreviver na trompa por no máximo 24h – sendo o natural 12h. Nesse período é o momento em que pode ocorrer uma fecundação se houver um espermatozoide presente no útero, isso não faz com que a relação sexual tenha que ocorrer obrigatoriamente no dia da ovulação, pois se o pH vaginal estiver normalizado o gameta pode sobreviver por até três dias dentro da mulher. Cada mulher tem um ciclo diferente  e por isso o tempo de maturação do óvulo varia.

A maturação de um novo óvulo começa a ocorrer ainda quando a menstruação está acontecendo, assim se a mulher tem um ciclo de 15 dias, muito mais curto que o normal, ela pode menstruar num primeiro dia, ter relações sexuais no 6° ou 7° dia, quando a menstruação estiver no final e por acaso, se a ovulação ocorrer nos próximos três dias, poderá ainda haver algum espermatozoide saudável na região para fecundar o óvulo.

ciclo menstrual

Sangramentos Entre Ciclos

Algumas mulheres podem confundir o a menstruação com algum sangramento que ocorra no meio do ciclo. Esses sangramentos podem indicar algum problema no útero, como a própria endometriose, é extremamente importante perceber a diferença entre um e outro, notada principalmente pela duração e pela cor. No caso de apresentar algum sintoma como esse, a mulher deve procurar o médico. Ainda assim, apesar dos sangramentos estarem ligados a sintomas de doenças que podem dificultar a gravidez, ela pode engravidar durante essa anomalia. O que torna ainda mais importante procurar um médico, para evitar algum problema na fecundação – como a má implantação do óvulo.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.