Por Que Tomar Suplemento de Ácido Fólico?

O ácido fólico é um componente alimentar essencial para uma boa gestação.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Cuidados

O Milagre da Gravidez

O suplemento de ácido fólico é indicado por médicos até mesmo antes da gravidez, durante os meses de preparação para o corpo receber o feto, e ainda é tomado durante a gravidez. O pequeno comprimido não tem efeitos colaterais, incluindo que não engorda, preocupação constante entre as tentantes, sabendo que o ganho de peso durante a gravidez por influenciar negativamente o processo.

O comprimido pode ser encontrado nas mais simples farmácias e é distribuído também na rede pública de saúde, gratuitamente. É comum os obstetras indicaram um complemento de 400mcg de ácido fólico no primeiro trimestre da gestação, para ser tomado um comprimido por dia,  isso pode ser um problema na hora de encontrar a dose certa, pois a maioria dos fabricantes brasileiros produz o comprimido em doses de 2g e 5g (400mcg é igual a 0,4g).

suplementos na gravidez

A importância do ácido fólico

O ácido fólico é um componente químico importante para o desenvolvimento do bebê, mas que também é importante para a saúde da mulher. Para a mesma, a principal atuação da substância é prevenir a anemia, que pode levar à complicações durante a gravidez, pois atua na produção de glóbulos vermelhos. Também conhecido como vitamina B9, ele é essencial para a produção de DNA, além de diminuir as chances de ocorrer pré-eclâmpsia.

No desenvolvimento do feto a vitamina é extremamente importante, pois ajuda a prevenir doenças no tubo neural do bebê, estrutura da qual se formará o sistema nervoso central, podemos citar entre esses problemas a anencefalia e a espinha bífida, que ocorre quando a medula espinhal não é corretamente fechada – sendo que o fechamento do tubo neural ocorre nas 4 primeiras semanas de gravidez. Ambos os problemas, entre outros, caracterizam-se como defeitos no desenvolvimento que ocorrem no início da gestação, por isso a ingestão de ácido fólico é tão mais importante antes da gravidez e durante o primeiro trimestre. Existem pesquisas que apontam a diminuição dos problemas com o tubo neural entre 50 e 70 por cento nos fetos de mulheres que fizeram uso do suplemento.

A ocorrência do lábio leporino, que é a divisão do lábio que pode alcançar até o nariz que ocorre quando a união das partes do rosto não ocorreram corretamente na gravidez, também está entre os problemas que podem ter sua incidência reduzida, assim como os problemas cardíacos, embora possam ocorrer disfunções cardiacas em fetos e bebês recém nascidos que serão eliminadas durante o crescimento.

Fontes da Vitamina B9

O ácido fólico, como já foi explicado, pode ser encontrado em farmácias, mas para quem não está planejando uma gravidez e deseja manter uma dieta que já contenha a substância, é interessante saber de ricas fontes desse componente.

alimentação gravidez

A farinha de trigo, no Brasil, é obrigatoriamente enriquecida com ácido fólico, assim como ferro. Essa medida foi adotada pela Agência Nacional de Saúde visando, principalmente, as mulheres em idade fértil, para diminuir a ocorrência de problemas fetais relacionados ao tubo neural na população.

Os cereais e grãos, em geral, já contém ácido fólico, porém nesses alimentos a quantidade é tão pequena que o corpo humano a absorve mal. Mas existem outros alimentos ricos na vitamina, tais como as verduras escuras, as batatas, frutas cítricas, carne vermelha, salmão, ovos, feijões e leguminosas.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.