Por Que é Importante a Tentante Pesquisar o Histórico Médico de sua Família?

Toda medida preventiva é válida quando tentamos realizar o sonho de ter um bebê.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Antes de engravidar, é preciso praticar algumas medidas necessárias para que a sua gestação corra bem e para que seu bebê venha com muita saúde.  Consultar o histórico médico de sua família é um desses passos muito importantes para que tudo aconteça de maneira perfeita, afinal de contas, muitas doenças são transmitidas durante a gravidez para o bebê, e outras parecem por serem genéticas, e por isso, essa investigação deve ser necessária para assim a futura mamãe poder se prevenir ou pelo menos estar preparada, em caso do aparecimento de uma dessas doenças.

histórico médico

Doenças Genéticas

Essas são as doenças que são transmitidas pelos pais ou avós, pelos genes, por isso toda doença hereditária é considerada genética, pois tudo o que herdamos de nossa família está em nosso DNA, ou seja, nos genes. Elas são causadas por alguma alteração no genoma que pode ser cromossômicas ou gênicas, e essas transformações podem ocorrer ainda na fase do embrião, ou se desenvolve ao longo da vida do indivíduo, sendo que suas causas são inúmeras.

As doenças genéticas mais comuns são: Anemia falciforme, albinismo, daltonismo, Parkinson e diabetes tipo II.

Existem as doenças genéticas que não são hereditárias, que são aquelas mutações que ocorrem na fase embrionária, são elas, Alzheimer e diabetes tipo I.

Doenças Que Mais Oferecem Risco Na Gravidez

São várias as doenças que podem prejudicar uma gravidez, por isso fique atenta se tiver casos delas em sua família antes de tentar uma concepção. Algumas delas podem ser muito prejudiciais ao bebê, por isso tome os devidos cuidados e vacinas para prevenir que algum problema chegue ao seu filho.

A rubéola, o sarampo e as hepatites B e C, assim também como pneumonia, sífilis e toxoplasmose, merecem uma certa atenção, e um cuidado muito especial, pois podem deixar sequelas sérias e muito ruins e muitas até irreversíveis tanto para a mãe, quanto para o bebê, e algumas vezes podem ocasionar até a morte dele.

Cada doença precisa de um tratamento diferenciado, e o risco de cada uma dependerá de quando e como a mãe contraiu a doença, e é preciso saber que de algum modo geral existem métodos e medidas preventivas para evita-las de maneira que você e seu bebê permaneçam protegidos desde mesmo antes da concepção, se seguidos a tempo e de maneira correta.

tentante no médico

Acompanhamento Médico

O ideal, é que uma tentante já procure um médico que a examine para saber a quais as doenças ela pode estar mais exposta, e para assim poder realizar medidas preventivas que podem durar até mesmo depois do nascimento do bebê, por isso escolha um profissional de confiança que irá te orientar e te acompanhar durante todo esse processo, que irá te ajudar a identificar quais as doenças mais recorrentes em sua família ou até mesmo as que são mais frequentes em seu bairro ou vilarejo, para assim poder se prevenir de maneira que você e seu bebê tenham uma gestação tranquila e muito saudável.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.