Por Que a Idade Afeta a Fertilidade Feminina?

Esperar o momento certo é sempre bom, porém esse tempo deve ser limitado, confira o porquê.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

O Milagre da Gravidez

Muitas mulheres vivem com a preocupação de ser mãe, e muitas vezes não se sentem preparadas psicologicamente, financeiramente ou esperam outros fatores, como um parceiro ideal e um casamento mais seguro. Isso influencia muito em sua decisão, que acaba sendo cada vez mais adiada, tornando assim uma decisão que é cada vez mais deixada pra frente.

fertilidade

Como Fica a Fertilidade Com o Passar Do Tempo

A fertilidade feminina fica cada vez menos potente com o passar do tempo e de acordo com o chegar da idade avançada, e bem mais do que para os homens, o que pode ser um fator negativo para as que querem adiar o sonho de ser mãe.

O melhor período fértil para mulher ocorre entre 20 e 24 anos, e depois dele, as chances de engravidar diminuem muito, o que aumenta a probabilidade de possíveis problemas de infertilidades. Por outro lado, com os homens não acontece o mesmo, e eles continuam férteis por muito mais tempo, mesmo que afetada também de acordo com a idade, só que de maneira bem menos agressiva.

Enquanto uma mulher de 20 anos tem probabilidades de engravidar de até 86%, uma de 45 até 49 anos tem apenas 5%, e assim chega aos 50 anos totalmente estéril.

Idade Crítica

Geralmente as mulheres mais receosas procuram uma gravidez entre 30 e 40 anos, e nesta fase uma chance de gravidez pode ficar em torno de 60% e cair para 36% de acordo com a proximidade dos 40, e a probabilidade de infertilidade varia entre 8 e 35% quando perto dos 40 anos. Isso significa que a queda é muito intensa com o passar da idade, por isso não se deve esperar tanto assim, o indicado é esperar pelo menos até os 32 anos pelo menos, uma decisão que requer um certo planejamento e consentimento do casal.

Quando Conseguirei Engravidar

Dos casais entre 30 e 40 anos que tentam engravidar, cerca de 92% conseguem no período de 2 anos de tentativas, que chegam a ser pelo menos dois a três dias em meio ao ciclo da mulher, porém essas chances caem muito após os 38 anos, onde apenas 23% das mulheres não conseguem mais engravidar, mesmo com três anos de relações sem contraceptivos.

No caso de falha nas tentativas, o mais indicado é que se espere pelo menos um ano até procurar uma ajuda médica, porém essa procura pode ser adiada nos casos de mulheres com mais de 35 anos, que podem procurar um especialista assim que puder.

tempo

O Que Acontece Com o Avanço Da Idade

Nas mulheres, quando envelhecem, os órgão reprodutivos se modificam muito rapidamente, assim como as reservas de óvulos ficam cada vez menores e inviáveis, seus ciclos menstruais também passam a ficar cada vez mais irregulares com o chegar cada vez mais perto da menopausa, além disso, o revestimento do útero fica cada vez mais fino, o que significa que ele vai ficando cada vez menos apropriado para abrigar e formar um bebê, assim como as secreções vaginais também ficam cada vez menos líquidas, o que impede a entrada do espermatozoide no útero.

Com o passar da idade, as mulheres também ficam cada vez mais suscetíveis a doenças que afetam o sistema reprodutivo, doenças crônicas que podem ter um certo impacto para a fertilidade, além da obesidade que pode ser um fator determinante para a dificuldade de poder ter filhos, e é algo muito comum quando envelhecemos.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.