Peso Saudável para Favorecer a Gestação

O peso ideal é um fator prioritário para uma gravidez tranquila.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

A gravidez é um momento único, com todas as suas dificuldades e necessidades, cada instante é especial para a gestante. No entanto, muitos fatores exteriores s à gravidez podem acabar com a magia desse momento, trazendo mais problemas do que satisfações para a futura mamãe. Um deles é a obesidade, ou mesmo o sobrepeso. Estudos indicam que mulheres que iniciam a gravidez acima do peso tem maiores chances de desenvolver problemas tais como a diabete gestacional e o aumento da pressão. Confira como começar a gestação com peso saudável, favorecendo sua saúde e o desenvolvimento do bebê.

Meça a sua circunferência abdominal durante a gestação.

Meça a sua circunferência abdominal durante a gestação.

Quanto você deve pesar para engravidar com saúde?

Não existe um peso ideal para ter antes de engravidar, esse peso é calculo de acordo com fatores que variam de pessoa para pessoa. O ideal, segundo os médicos, é que a pré-gestante esteja dentro do peso saudável, que pode ser calculado com base no IMC, Índice de Massa Corpórea, mas também deve variar de acordo com a idade e estilo de vida da mulher.

Em geral, considera-se que  o IMC de uma pessoa saudável deve estar entre 18,5 e 24,9, abaixo disso considera-se que a pessoa está magra, e acima, com sobrepeso. Para quem pretende engravidar, estar com sobrepeso é ruim, pois durante a gestação não poderá fazer dietas e ainda ganhará mais peso, esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento de doenças relacionadas a massa corporal – já citamos a diabetes, mas ainda há outras doenças que embora não influenciem diretamente a gravidez, afetam o bem estar da gestante, por exemplo àquelas que se relacionam com as articulações, devido ao peso que elas precisam sustentar. Além disso, há problemas que afetam diretamente os filhos, pois crianças que nasceram de mães obesas tem maior tendência a apresentar obesidade infantil.

Como Calcular o IMC?

Para saber qual é o seu IMC é necessário utilizar uma fórmula, contudo o cálculo é bastante simples: (peso em kg) / (altura)² = IMC.

Apesar de ser uma fórmula simples e fácil de lembrar, há ainda calculadoras online e aplicativos para smartphone que realizam o cálculo para você. É muito simples saber qual é o seu IMC, com uma tabela você pode verificar em que nível de obesidade você está:

Grávida acima do peso

Grávida com peso não saudável

  • Abaixo de 17 – Muito abaixo do peso ideal
  • Entre 17 e 18,49 – Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,49 – Peso ideal ou normal
  • Entre  25 e 29,99 – Acima do peso
  • Entre 30 e 34,99 – Obesidade I
  • Entre 35 e 39,99 – Obesidade II ou Obesidade Severa
  • Acima de 40 – Obesidade III ou Mórbida

Como Manter uma Dieta Saudável e Exercícios para Ajudar na Gestação?

Manter uma dieta saudável antes da gestação inclui tomar cuidado para não ter deficiência de nutrientes, muitas vezes, na ânsia de manter o peso adotamos uma postura tão crítica que acabamos por excluir alimentos indispensáveis. Por exemplo, uma das primeiras coisas que geralmente as pessoas cortam nas dietas é a carne, porém, para quem está planejando engravidar, uma boa quantidade de proteína é indispensável. Você pode variar o cardápio, dando prioridade para as carnes magras, como o frango.

Os exercícios para ajudar nesse momento podem ser leves, pratique corrida, caminhada, exercícios aeróbicos leves e yoga, que trabalha o corpo e a mente, ajudando a relaxar.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.