Ovulação Tardia

A ovulação tardia pode ocorrer em qualquer pessoa e costuma pregar peças nas tentantes.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Quando se tem o ciclo menstrual regulado, a ovulação costuma ocorrer entre o 14° e 16° dias do ciclo, de uma forma geral, diz-se que a ovulação ocorre sempre 14 dias antes do fim do ciclo, mas como sabemos, cada mulher tem um período diferente, logo essa distância entre a ovulação e a menstruação podem ser diferentes também. Quando a ovulação ocorre após o 16° dia, chama-se então de ovulação tardia.

ovulação tardia

Período Fértil e Menstruação

Antes de ser tentante a maioria das mulheres não sabem relacionar corretamente a menstruação, o período fértil e a possibilidade de engravidar, apesar de ser algo que as acompanha a vida toda. A menstruação costuma ser o monstro da situação, quer para uma tentante que não conseguiu o seu positivo, quer para uma mulher que não deseja engravidar no momento e se viu com a menstruação atrasada.

Apesar de todo o alvoroço sobre ela, a menstruação tem menos a ver com a fertilidade do que se imagina. O seu papel é limpar o útero para a próxima ovulação e tentativa de fecundação, como durante o período fértil a progesterona aumenta e leva ao espessamento do endométrio para a implantação do óvulo fecundado, é preciso que a camada extra do endométrio vá embora para o novo ciclo começar, junto com ele vai também óvulo não fecundado. Obviamente, sem que ocorra a menstruação a mulher terá mais dificuldades de engravidar, pois acumulará tecido no útero. Mas a menstruação é o fim do ciclo, embora marquemos como 1° dia do ciclo o 1° dia de menstruação, para ser mais fácil acompanhar.

O período fértil é quando a mulher libera o óvulo, seus hormônios atingem seu ápice, deixando o ambiente propício a uma fecundação – e também liberando feromônios que avisam a disponibilidade do útero, é parte da natureza. A liberação do óvulo é o dia fértil e que, em teoria, seria ideal para engravidar pois o óvulo só sobrevive cerca de 24h.

Como Ocorre a Ovulação Tardia?

teste de gravidez positivo

A ovulação tardia pega muitas tentantes de surpresa, em geral não é possível saber se você tem esse problema, as mulheres costumam saber o que aconteceu apenas após de receberem a notícia da gravidez. Para as tentantes a ovulação tardia pode ser um problema, pois além de não saberem ao certo o dia de sua ovulação a fase lútea, em que o corpo se prepara para a implantação do embrião, é menor e com isso diminuem as chances do embrião se fixar corretamente na parede do útero.

As causas desse “fenômeno” são variáveis, o corpo pode desregular a liberação dos hormônios que regem o ciclo menstrual, provocando o amadurecimento dos folículos ovarianos, no caso, o LH, liberado pela hipófise é o principal agente. Para perceber se você tem ovulação tardia, caso já venha prestando atenção no atraso menstrual e outros detalhes, é importante ficar de olho no próprio corpo. Mesmo durante a ovulação tardia os sintomas são os mesmos, a diferença no muco vaginal é o sintoma mais notável da ovulação, se ele apresentar aspecto pegajoso e estiver transparente como clara de ovo, certamente você está ovulando.

1 comentário

  1. leila (14/11/2014)

    estou muito feliz,pois depois de 6 anos sem menstruar,minha mentruaçao veio,estou me sentindo mas leve,foi depois que tomei metiformina,beijãooo

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.