O que Fazer Depois de Anos Tentando Engravidar?

Procurar um médico e se organizar financeiramente é importante para dar continuidade às tentativas.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Muitos casais passam bastante tempo tentando engravidar, para os médicos isso é normal até um ano depois de começarem a tentar, com relações sem contraceptivos, a partir de um ano a melhor coisa que o casal pode fazer é procurar um médico. Esse tempo de espera até entrar em contato com um profissional pode ser reduzido para seis meses se a mulher tiver mais de 35 anos, pois a fertilidade feminina entra em baixa a partir desse período.

frustração

Primeiros Passos

Se você está a anos tentando engravidar de forma natural, está perdendo a oportunidade de realizar seu sonho de uma forma mais rápida, com a ajuda de um tratamento de fertilidade. Claro, nem todos os casais necessitam disso, contudo a partir de um ano de tentativas, o casal deve considerar procurar um médico e realizar exames de fertilidade, pois pode haver algum problema que não seja do conhecimento de ambos.

O primeiro passo é procurar um especialista em reprodução humana, para realizar testes e verificar seu diagnóstico, pois sua condição pode ser algo simples ou uma coisa mais complicada. É importante realizar os testes e ter o acompanhamento de alguém da área da fertilidade no caso de encontrar alguma alteração, principalmente para a mulher, pois pode necessitar tomar medicamentos específicos e de acompanhamento médico.

O Que Não Fazer

O desespero para ter um filho logo pode levar as pessoas a ter ideias que certamente não serão saudáveis para si mesmas, nem para a criança, se uma concepção ocorrer. Ideias como tomar indutores de ovulação por conta própria, são extremamente desaconselháveis. Os indutores só devem ser tomados sob vigilância médica e apenas quando houver um problema hormonal que leve à ausência de ovulação ou ovulação irregular. Além disso, uma pessoa leiga não tem conhecimento de como as substâncias químicas reagem no corpo de cada um.

As opções de tratamento são variadas, o médico chegará a elas se houver necessidade depois de realizar uma bateria de exames como casal e conversar muito sobre seu histórico familiar. Então, lhe serão oferecidos tratamentos que variam tanto no custo quanto em taxa de fecundidade, tudo pode variar da necessidade que o casal tem à quanto se tem disponível para investir no tratamento.

casal dormindo

Tratamentos São Caros?

Tratamentos de fertilidade envolvem muita tecnologia, por isso, considerar um método caro depende de muitos fatores, como o preço médio em que ele é oferecido nas clínicas. Um tratamento que envolve muito trabalho tecnológico certamente custará um pouco, portanto, o casal que desejar investir em tratamentos de fertilidade já deve pensar sobre a posição financeira antes mesmo de realizar exames, é importante saberem qual é a sua disponibilidade econômica para dar continuidade.

Entre os principais tratamentos, a fertilização in vitro costuma ser o método mais caro. Por conta do preço, pode ser inacessível para muitas pessoas em clínicas particulares, mesmo as conveniadas. Mas, no Brasil, o serviço público de saúde já oferece muitos tratamentos de fertilidade, vale a pena verificar se na sua cidade ou região existe algum serviço público que ofereça a fertilização in vitro ou outro tratamento indicado pelo médico.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.