Nidação

Tudo sobre o inicio de sua futura gravidez, confira informações valiosas para te ajudar nesse processo.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas

O Milagre da Gravidez

É um processo muito desconhecido por muita gente, porém para a tentante é sempre bom estar por dentro desse tipo de assunto que envolve fecundação e óvulos.

nidação

O Que é

Em resumo, o processo da nidação, indica o começa de uma gravidez, e é a partir dela que a placenta é formada. Então o óvulo fecundado pelo espermatozoide se fixa na parede do útero, e isso tem que ocorrer para a gravidez fluir normalmente, e embora pareça simples, é um processo mais complexo do que parece.

Neste período também ocorre a divisão celular, então o óvulo se desloca para o útero, e onde também o corpo da mãe está de certa forma reconhecendo esse corpo estranho, que pode ser expulso ou selecionado de maneira que evite gestações ruins, e é por isso que algumas pesquisas indicam que de três óvulos fecundados, apenas um costuma chegar a vingar ¨de certa maneira¨, e é por isso que muitas vezes, uma gravidez é mais difícil de se concretizar.

A importância da nidação, inclui a formação de estruturas embrionárias como placenta, cordão umbilical e saco amniótico, por isso a necessidade de existir tal processo.

Quando Ocorre

Cerca de 5 a 15 dias após a fecundação ocorre a nidação, então após o processo, o corpo inicia a produção de HCG, que é o Hormônio Coriônico Gonadotrófico, por isso existe a importância de aguardar um certo tempo para fazer o teste de gravidez, pois antes da nidação, o teste pode apresentar resultados negativos, por isso procure esperar o atraso da menstruação por exemplo, para ter certeza do resultado do seu teste.

Toda mulher para engravidar deve passar pelo processo de nidação, porém nem todas sentem seus sintomas, deixando muitas vezes de perceber sua gravidez até mesmo já em estado avançado.

Depois da quinta semana de gestação, a placenta já produz estrogênio e progesterona, o que termina a produção de HCG.

Sintomas

Alguns sintomas como cólicas leves, pequenos sangramentos escuros, vivo ou claros, ou um corrimento escuro podem aparecer durante a nidação, sendo que esses podem ser visíveis ou não, dependendo de cada organismo, e de cada maneira diferente, pois afinal de contas cada corpo tem reações diferentes, por isso nunca acontece com você o mesmo que aconteceu com uma amiga, ou até em uma gestação sua anterior, prepare-se para ter sempre uma diferente da outra, pois é isso que ocorre.

ultrassom

Complicações

Em casos de possíveis complicações, pode ocorrer sangramentos intensos, o que pode ser resultado de uma deficiência de progesterona, ou um possível início de um aborto, um deslocamento do endométrio com a implantação, que se ele não estiver na espessura ideal, pode evitar que a gravidez evolua.

Outro problema raro porém muito comum é a gestação tubária, que ocorre quando, por algum motivo, o ovo se adere na parede da trompa, e então a gestação não pode ser concluída.

Mas não se preocupe, pois esses casos acontecem o tempo todo, e não vão ser esses motivos que vão te desanimar, siga em frente que tudo dará certo.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.