Melhores Posições para Engravidar

A posição da relação pode ajudar o espermatozoide a encontrar o óvulo.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Comportamento, Dicas, Dúvidas

O Milagre da Gravidez

A especulação sobre existir ou não relação entre a posição da relação sexual e a fecundação é grande. Cientificamente, não há nenhum artigo ou pesquisa que comprove a relação. Mas até mesmo médicos indicam posições aos casais que possam ajudar na fecundação. O espermatozoide, depois de ejaculado, ainda precisa percorrer um longo caminho até o encontro com o óvulo, muitas células morrem no caminho.

A ideia por trás de existir posições mais ou menos adequadas à uma concepção é ajudar os espermatozoides, fazendo com que eles precisem percorrer um caminho menor. Assim, se indica, principalmente, posições que os liberem mais próximos ao colo do útero.

posições sexuais

Posições que Facilitam o Orgasmo Facilitam a Concepção?

Um dos maiores mitos sobre a concepção é a ideia de que o orgasmo feminino é imprescindível para que haja concepção. Até mesmo o orgasmo masculino não é imprescindível, pois embora os espermatozoides estejam no sêmen, liberado na ejaculação, pequenas quantidades do líquido já é liberado durante a relação, antes que se atinja o orgasmo. O orgasmo feminino, por sua vez, não interfere diretamente no processo, mas especialistas defendem que o orgasmo pode, sim ajudar na concepção.

O orgasmo é a contração rítmica dos músculos do útero, essas contrações dão prazer à mulher e poderiam, segundo os especialistas, ajudar o espermatozoide a subir pelo útero até às trompas de Falópio.

Lendas a Respeito das Posições Sexuais

Dois dos mitos mais conhecidos em relação à posição da relação sexual e a fecundação são de que o sexo do bebê pode ser determinado pela posição e que se a mulher ficar deitada após a relação a fecundação terá mais chances de ocorrer. Ambos os casos são mitos que surgiram através de conversas populares, no entanto, apesar de não existir comprovação cientifica, existe explicação biológica para as duas sentenças.

posição sexual

Sobre a determinação do sexo do bebê, sabemos que o espermatozoide já é liberado com o gene para essa determinação e  que o gameta feminino não influi sobre a determinação do sexo – salvo em casos de síndromes de múltiplo cromossomo X, no entanto, afirma-se que o espermatozoide que contém o gene masculino, o cromossomo Y, é mais fraco. Assim, se a relação for realizada em uma posição que dificulte a chegada dos espermatozoides ao óvulo, as chances de que os espermatozoides masculinos morram é maior, sobrando mais espermatozoides femininos.

O mito de que a mulher ficar deitada após o sexo pode também ter uma explicação, já que nessa posição, alguns acreditam que a luta entre os espermatozoides e a gravidade seria menor. Uma questão física.

Posições que Facilitariam a Concepção

Em geral, dizem que as posições em que o homem fica por cima da mulher são as melhores para a concepção. Nessas posições a ejaculação aconteceria mais próximo ao cólo do útero. As posições em que a mulher precisa permanecer com o corpo inclinado, de frente, também ajudariam na concepção, pois além da cabeça do pênis ficar mais próximo ao colo do útero na maioria delas, a gravidade puxa os espermatozoides para baixo, indo de encontro as trompas.

1 comentário

  1. Rayla Santana (20/10/2015)

    Olá,minha duvida e que no dia 16 de fevereiro de 2015 foi o ultimo dia de minha menstruação,mas no caso essa gravidez foi programada sendo assim marcamos o dia da ejaculação isso ocorreu dia 5 de março de 2015,sendo assim fica a duvida,como pode contar desde a ultima menstruação se não tivemos nem relação com ejaculação?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.