Laparoscopia Diagnóstica

Todo método para engravidar é válido, por isso tente conhecer novos procedimentos a cada dia.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas

O Milagre da Gravidez

Por falta de conhecimento, muitas vezes, tentantes que não conseguem engravidar, encontram maiores dificuldades por não investigar mais a fundo o que realmente estaria acontecendo para dificultar a sua gravidez. Entenda por que e como, uma laparoscopia diagnóstica pode te ajudar a desvendar tal possível problema.

laparoscopia diagnóstica

O Que é

A laparoscopia diagnóstica é um procedimento cirúrgico que serve para investigar uma possível infertilidade e sua causa na mulher. Nele o médico introduz um tubo fino com uma luz, cuja ferramenta se chama laparoscópio, que serve para espreitar para a cavidade peritoneal, que é onde se encontram os seus órgãos abdominais e pélvicos, exceto os rins, nele o médico poderá ver o seu ovário, trompas e útero.

Esse procedimento também pode ser chamado de celioscopia, onde dióxido de carbono é inserido na cavidade peritoneal para insuflar e separar os órgão para facilitar o exame e retirado logo após o término do mesmo.

As contraindicações se limitam apenas em pessoas que tenham problemas graves pélvicos, com obesidade mórbida, ou sinais de infecções pélvicas, e além de investigar a infertilidade, o exame também serve para investigar a síndrome doloroso pélvico e a hipótese de uma possível gravidez ectópica.

Quem Deve Fazer

Mulheres com dificuldades para engravidar podem fazer o exame para investigar o motivo de sua infertilidade, porém esse instrumento também serve para vários tipos de tratamentos de doenças ou causas que estão impedindo a sua gravidez.

Embora seja um instrumento muito útil para o diagnóstico de vários tipos de doenças, a laparoscopia tem sido uma técnica que proporciona uma solução para os problemas da saúde feminina, por não agredir o corpo da mulher.

Intervenções cirúrgicas como laqueaduras e retiradas de cistos também podem ser feitos através do laparoscópio, com o uso de uma micro câmera em conjunto, o instrumento serve para vários tipos de procedimentos minuciosos, ou seja, vários problemas encontrados nos órgãos reprodutores feminino.

Entre os diagnósticos que podemos encontrar através da laparoscopia, podemos citar a endometriose, miomas, cisto de ovário, gestação ectopia e inflamação das trompas (aderências e salpingite), problemas esses que podem estar dificultando a sua tentativa de engravidar.

procedimento cirúrgico

É Possível Engravidar Rápido Depois Dela?

Isso vai depender muito do resultado de sua laparoscopia, pois existem casos que não tem reversão, como a endometriose por exemplo, que exige um certo tratamento que pode ser bem longo, e que mesmo depois de uma gravidez bem sucedida ela pode voltar, pois é uma doença que não tem cura, assim também como outros casos como miomas e cistos, que dependem de uma certa atenção e tratamentos chatinhos, porém não desanime, faça o tratamento que existir, pois qualquer tentativa é muito válida neste momento.

O pós-operatório da laparoscopia não é tão doloroso quanto as cirurgias comuns, por que as incisões feitas na parede do útero são bem pequenas, e dependendo do tipo do exame realizado e recuperação pode durar apenas de um a sete dias no máximo. O procedimento deve ser bem analisado e discutido entre a mulher e o médico em casos de infertilidade, para se ter noção da vantagens e desvantagens da realização da laparoscopia, com muita cautela e bom senso.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.