Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina é séria e pode impedir a realização do sonho de ser pai.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

O Milagre da Gravidez

É bem comum entre casais que se considere, primeiramente, que a mulher tem algum problema quando não conseguem engravidar. Esse pensamento induzido pela nossa ideia em relação a participação masculina na gestação entre em choque com o que realmente ocorre, pois sabemos que biologicamente a participação dos dois no processo ocorre em iguais quantidades, embora a mulher carregue o feto até o nascimento.

As mulheres também são, segundo pesquisas, mais dedicadas com a sua saúde. Assim, muitas vezes as mulheres já sabem que tem um problema, enquanto os homens somente os descobrem quando os sintomas atingem um nível que se torna impossível não procurar um médico. Abaixo, trataremos dos problemas mais comuns que podem levar a infertilidade masculina.

tratamento de infertilidade

Obstruções

As obstruções são comuns e podem ocorrer na parte mais interna do órgão reprodutor masculina, ou seja, no ducto seminal. Com as obstruções os espermatozoides não alcançam o líquido seminal e consequentemente não chegaram ao órgão feminino, pois a ejaculação será dada sem a presençã dos gametas.

Para avaliar essa possibilidade é feito o exame de espermograma, quando o nível está muito abaixo do normal o médico pode solicitar novos exames que possam definir se há obstrução. A obstrução pode ser dada por motivos congênitos, por inflamações ou por vasectomia – nesse caso, se o homem tiver feito a cirurgia. Pode haver uma cirurgia simples para a retirada da obstrução.

Aumento da temperatura escrotal

O aumento da temperatura na bolsa escrotal se deve a formação de varioceles, um tipo de varizes que se forma no escroto e afeta a produção dos espermatozoides. O problema só é detectado em exames médicos ou em que casos avançados, quando o paciente começa a sentir dor na região. A solução médica para o problema é o tratamento das varizes.

Anomalias nos gametas

Os espermatozoides são células reprodutoras que o corpo masculino produz. Além do problema com a produção, que pode gerar a baixa contagem dos espermatozoides, pode haver problemas com a formação das células. Por exemplo, os gametas que não tiverem o formato correto podem não conseguir desenvolver velocidade para alcançar o óvulo. Outra anomalia possível é que a célula não tenha o “acrossomo”, parte mais afunilada da cabeça da célula que carregas as enzimas capazes de digerir a parede do óvulo.

infertilidade masculina

Nesses casos o tratamento depende da anomalia presente, se o gameta não possuir muito problema quanto a forma, mas houver baixa contagem ou dificuldade de locomoção pode ser realizada a inseminação artificial com espermatozoide próprio. Mas, se a célula apresentar problemas quanto a forma, é preciso utilizar os gametas de um doador.

O corpo ainda pode apresentar outros problemas, como a “alergia” aos espermatozoides, que faz com que o corpo produza anticorpos contra essas células, ou problemas na ejaculação, que podem ser congênitos ou causados por outras doenças, como a diabetes. Há também problemas de fertilidade sem causa aparente, quando o médico não consegue encontrar um motivo lógico para a infertilidade dos homens.

Fazer exames períodicos e procurar hábitos saudáveis, podem ajudar a manter a fertilidade, quando não há problemas relacionados a genética.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.