Infertilidade Masculina: Causas Mais Comuns

Verificar os problemas de infertilidade masculinos pode ajudar a ter uma bebê mais rápido.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

As tentativas de engravidar sem sucesso são sempre momentos difíceis para os casais, em geral, quando isso ocorre, a primeira coisa que eles assumem é que alguém pode ter um problema de fertilidade, no entanto, culturalmente esse problema sempre é visto como “um problema feminino”, acreditando-se erroneamente que os problemas masculinos de fertilidade são diretamente ligados à ereção e ejaculação. Os sistemas reprodutores humanos são muito complexos, em ambos os sexos, conduzir uma investigação do problema apenas na mulher é o que faz com que muitas vezes um casal passe mais tempo tentando engravidar sem sucesso ou sem descobrir qual é o problema real.

O homem precisa se dispor a ir ao médico também, pois o problema com a fertilidade pode estar em seu sêmen ou pode decorrer de alguma doença que tivesse, existem muitas disfunções que podem causar problemas de fertilidade, alguns casos apresentam até mesmo mais de uma. Mesmo assim, depois de um tratamento, quase 90% dos casais que se submetem a eles acabam tendo filhos gerados naturalmente.

casal frustrado

Detecção de Problemas de Fertilidade Masculinos

O espermograma é o principal exame para saber se há algum problema de fertilidade com o homem. Através de ejaculação induzida por masturbação, o paciente deve coletar uma amostra de sêmen que será levado ao laboratório. A partir dessa amostra, o laboratório verifica se os espermatozoides têm algum problema físico, como deformação ou baixa motilidade, ou se há quantidade insuficiente deles na amostra. A partir daí, podem ser pedidos exames, se houver verificação de algum problema.

Principais Problemas de Fertilidade Masculinos

Obstrução:

Homens podem apresentar problemas que impeçam os espermatozoides de chegar ao líquido seminal, o que impede que cheguem ao óvulo feminino, obviamente. O problema pode estar nos vasos deferentes, canais que transportam os espermatozoides através dos testículos. Nesse caso, há ainda uma série de casos: obstrução congênita, por infeção, vasectomia e ferimentos. A obstrução não apresenta sintomas e só é levada em consideração quando o espermograma apresenta poucos ou nenhum gameta. O problema é tratável através de cirurgia simples, como uma vasectomia reversa.

Varicocele:

A varicocele é um tipo de varizes que atingem a área testicular, quando ocorrem, aumentam a temperatura dos testículos e afetam a produção de espermatozoides. Também é considerada quando exames apresentam quantidade de gametas abaixo do esperado, contudo pode ser notada fisicamente pelo paciente ou pelo médico, pode haver dor. Quando o quadro ainda é reversível, a solução pode ser cirúrgica, mas se está muito avançado, recomenda-se a fertilização in vitro.

Anomalia nos Espermatozoides:

A anomalia acontece quando as células apresentam baixa motilidade ou defeito, como formato diferente. Quando o espermatozóide não consegue fecundar o óvulo, mas é saudável fazer isso artificialmente, opta-se pela inseminação artificial, in-vitro ou outra técnica.

consulta médica

Alergia aos Espermatozóides:

Pode parecer estranho, mas o corpo pode produzir anticorpos contra os próprios gametas. Assim, o corpo mata os espermatozoides, não há sintomas para esse problema. A solução mais comum é a fertilização artificial com sêmen de um doador, se não houver nenhum gameta no sêmen do paciente.

Problemas de Ejaculação:

 Nem todos os problemas de ejaculação envolvem não conseguir realizá-la, ou ainda o problema de ejaculação precoce. Quando se trata de fertilidade, pode haver outros que comprometam, tais como a ejaculação retrógrada, que faz o esperma voltar a regão da bexiga do homem. Nesse caso, a fertilização in-vitro também pode ser estudada.

Muitos Casos de Infertilidade Masculina São Reversíveis

É importante destacar que vários casos de infertilidade masculina podem ser revertidos de maneira natural, sem nenhum procedimento cirúrgico. São vários fatores necessários para isso, e o vídeo abaixo aborda esses pontos que podem ajudar a reverter a infertilidade masculina e a infertilidade feminina também. Se você não consegue engravidar, seja por algum problema que você tenha ou um problema de seu parceiro, recomendo fortemente a assistir o vídeo abaixo.

engravidar naturalmente

2 comentários

  1. jose elio (03/05/2016)

    bom tarde, estou casado a 14 anos tenho uma filha do primeiro casamento, irei fazer essa tentativa do inhame minha esposa toma o cha, e me falaram que comer inhame, e muito bom para engrossa o esperma em que periodo ela toma o cha e depois da mestruação, ou no periodo fertil, espero resposta por email.

  2. flor (20/07/2016)

    Oi semana passada tive tontura ,,,muito fortes parecia que tudo saia do lugar em seguida vomitava ,,,,mas essa semana mentruei muito. Não evito com nenhum tipo de anticoncepcional e camisinha . fiquei menstruada fiquei menstruada 4 dia e ja esta parando sera que eu estava gravida e perdi !

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.