Infertilidade: Como Saber se Há um Problema

Como descobrir a infertilidade.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Após começar a tentar engravidar, uma tentante deve ter em mente que nem sempre é um processo rápido, os próprios médicos indicam que todo casal tente pelo menos um ano sem utilizar métodos de fertilização. Se a mulher do casal possui mais de 35 anos, a tentativa natural deve ocorrer por 6 meses, pois nesse caso ela já terá suas chances de gravidez bastante reduzidas.

Se vêm tentando engravidar a mais tempo que isso, pode haver algum problema com a fertilidade de um dos parceiros, mas essa constatação só pode ser feita com exames diagnósticos adequados, assim, o melhor a fazer é procurar um médico.

avaliação de fertilidade

Exames Teste de Fertilidade

Se você é mulher e desconfia de algo errado com a sua fertilidade, principalmente se tiver mais de 35 anos – idade em que a fertilidade começa a ficar comprometida, você deve conversar com um médico, que provavelmente se interessará em saber o seu histórico clínico. A partir de então, deverá fazer algum exames iniciais para testar a fertilidade. Tais como:

Papanicolau

Se a última realização aconteceu há mais de um ano;

Exame de Sangue

Verificação de imunidade contra rubéola, doença que pode provocar problemas de desenvolvimento no feto nos três primeiros meses de gestação, também é realizado um para medir a ovulação e outro para verificar os níveis hormonais durante a menstruação;

Exame de Clamídia

Detecção da doença sexualmente transmissível, pois  a mesma pode obstruir as trompas uterinas e impedir que  o óvulo chegue ao cólon do útero;

Histerossalpinografia (HSG)

Exame de contraste utilizado para verificar se há alguma obstrução no útero ou problema com as paredes uterinas.

Para os homens são menos exames de teste, eles realizam apenas espermograma e exame de detecção de clamídia. Após os resultados dos exames do casa,l o médico poderá determinar se devem partir para uma fase de investigação de problema, ou se está tudo normal e o casal deve continuar tentando.

Investigação e Tratamentos

Se houver algum problema na fase de testes, o médico provavelmente indicará o casal para um especialista em fertilidade. É o especialista que trabalha em conjunto com o casal para resolver os problemas de fertilidade, por isso ele irá fazer muitas perguntas pessoais para as quais o casal precisa estar preparado a responder, as perguntas podem parecer invasivas, mas são feitas para dar o melhor caminho a investigação do problema.

exame de fertilidade

Quando a fase de investigação realmente começa é comum que os especialistas repitam os exames de teste e peçam outras amostras, em exames mais complexos, alguns deles tem dias específicos para serem realizados dentro do ciclo menstrual da mulher, o que pode exigir várias idas ao hospital e muitos compromissos desmarcados.

Os exames podem incluir: ultrassonografia, acompanhamento do desenvolvimento dos folículos, HSG, laparoscopia e histeroscopia diagnóstica, que são introdução de câmeras no útero, biópsia do endométrio para verificar possibilidade de endometriose e análise de sêmen para os homens.

Os exames costumam revelar o problema que impede a gravidez em 80% dos casos, nos outros 20% se considera “infertilidade sem causa aparente”, mas para ambos é possível encontrar um tratamento.

Como Reverter a Infertilidade?

É importante destacar que vários casos de infertilidade podem ser revertidos de maneira natural, sem nenhum procedimento cirúrgico. São vários fatores necessários para isso, e o vídeo abaixo aborda esses pontos que podem ajudar a reverter a infertilidade feminina e masculina naturalmente. Se você não consegue engravidar, seja por algum problema que você tenha ou um problema de seu parceiro, recomendo fortemente a assistir o vídeo abaixo.

engravidar naturalmente

3 comentários

  1. edna (30/08/2015)

    quais são os sintomas eu estou tomando o chá do inhame como vou saber que estou tendo resultado e eu tenho uma tropa tenho chance de engravida

  2. claudia de sousa (19/10/2015)

    tenho 35 anos não consigo engravidar mas tenho um histórico tenho uma filha de 14 anos tenho 38 anos perdi uma gestação antes da minha filha de 3 meses depois dela perdi outro 3 meses também tudo aborto médicos fala que foi naturalmente sentia muita dor 1 aborto fiz coleta 2 não fez mas agora com 38 anos gostaria de conseguir engravidar meus exames nunca deram nada mas não sei o que acontece desculpe mas preciso de ajuda

  3. natália (14/06/2016)

    Tenho 30 anos e sou casada há 14 anos, há 1 ano e meio engravidei sem planejar, porém acabei sofrendo um aborto espontâneo. Desde então venho tentando engravidar e não consigo, já fiz alguns exames e não constou problema nenhum, só que o ginecologista da minha cidade é bem fraco e não mostra nenhum interesse em me ajudar, o que devo fazer.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.