Histerosalpingografia ou HSG

Entenda como funciona e para quê serve um dos principais exames de fertilidade feminina.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Cuidados

O Milagre da Gravidez

Muitos exames são solicitados quando uma tentante reporta ao médico a sua dificuldade de engravidar, aqui mesmo já mostramos uma lista dos exames mais comuns para essa fase. Entretanto, na maioria das vezes a paciente é levada a fazer os exames sem uma compreensão completa de como são feitos e do que eles avaliam.

A Histerosalpinografia, ou HSG, é um exame de raio-x do útero feito com a utilização de um líquido de contraste a base de iodo inserido diretamente no útero, através de uma sonda. É realizado quando o médico pretende pesquisar se há alguma anomalia no útero ou nas trompas uterinas que cause dificuldade de engravidar.

exame hsg

Como é Feito o Exame?

O exame é realizado em uma sala semelhante às salas de raio-X, a paciente ficará deitada numa maca em uma posição de exames ginecológicos básicos, antes de introduzir a sonda o médico irá visualizar o colo do útero com ajuda de um espéculo, aquele instrumento utilizado nos exames de papanicolau para abrir a cavidade vaginal, semelhante a um alicate. O médico deve limpar o colo antes de inserir a sonda, aí então ela sera colocada através do orifício e o contraste líquido será injetado através dela, conforme serão dadas as injeções de contraste o médico fará chapas de raio-X, de acordo com o que ele deseja visualizar.

Sobre as sensações que a mulher pode sentir durante o exame, a principio ele se parecerá bastante com um exame de papanicolau. As dores que as pacientes podem vir a sentir são variáveis e dependem também da própria limitação de cada uma a dor, algumas podem relatar dor forte o outras apenas um pequeno incômodo, em todo caso surgem quando a sonda é inserida ou quando se coloca o líquido para contraste. As cólicas já são esperadas, contudo, pois o organismo faz um esforço para tirar o que sente de estranho ao perceber a sonda.

Contudo, essa sensação de incômodo e dor não dura muito tempo, pois o exame é concluído em cerca de 30 minutos.

Em que Casos Deve-se Fazer Esse Exame?

médico

Quando o casal está tentando engravidar a mais de 1 ano ou a mais de 6 meses nos casos em que a mulher já tiver mais de 35 anos devem procurar um médico para realizar exames que verifiquem a fertilidade. Os exames que são pedidos para a mulher começam com um simples papanicolau, exames de sangue para detectar doenças e também a normalidade da ovulação, exames de clamídia e outras DSTs que possam dificultar a gravidez. Se nada é detectado nesses exames mais simples, os médicos pedem o HSG para verificar o estado físico do útero e das trompas.

Esse exame é capaz de mostrar, por exemplo, se há algum tipo de bloqueio nas trombas uterinas, isso impediria o óvulo de chegar até o colo do útero para ser fecundado, então o casal deveria dar inicio a um tratamento, como a fertilização in-vitro, com a coleta do óvulo por meio de cirurgia, por exemplo. Isso é apenas um exemplo de problema que pode ser visto com o HSG, pequenas feridas no útero também podem ser detectadas.

1 comentário

  1. claudia de sousa (19/10/2015)

    por favor enviar para min telefone de clinicas que eu possa fazer tratamento

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.