Exames Necessários para o Parceiro da Tentante

Conheça exames de fertilidade masculinos que podem orientar a um tratamento para a gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Cuidados

O Milagre da Gravidez

Os problemas para engravidar são sempre remetidos a problemas com o órgão reprodutor feminino, as mulheres têm mais facilidade de procurar um médico para se tratar, enquanto dados de pesquisas mostram que homens apresentam maior resistência a buscar um tratamento. A situação de fazer um exame pode ser muito desconfortável, além da incerteza se a culpa por não engravidarem ser do homem, que pode comprometer a sua auto-estima.

No entanto, os parceiros das tentantes devem compreender que a diagnosticação de problemas de fertilidade em homens é muito mais simples do que em mulheres. Muitas vezes, a realização prévia de exames e o diagnóstico rápido libera a mulher da necessidade de passar por todos os exames de fertilidade. Algumas vezes o desconforto por parte dos homens vêm de precisar colher uma amostra de esperma em clínicas, mas as mesmas já estão acostumadas com isso, para tanto, disponibilizam lugares privados para o paciente poder realizar a coleta. Em alguns casos é possível levar a amostra de casa, mas para isso é preciso uma preparação especial de um recipiente e de uma forma de refrigeração.

parceiro no médico

Exames Necessários Para o Homem

  • Espermograma

O espermograma mede a quantidade de espermatozoides no sêmen, possibilitando assim o estudo de haver algum problema em relação a sua quantidade. Os problemas que envolvam a quantidade de gametas masculinos podem ter origem física ou química. Ou seja, podem ser fruto de uma obstrução no canal ou de algum problema relacionado às reações químicas do corpo, como a produção de anticorpos que matem os espermatozoides – nesse caso, os médicos chamam de alergia.

  • Teste de Sódio e Cloro

Apenas no caso de detectar a falta de espermatozoides no espermograma um médico poderá solicitar ao homem que realize testes laboritoriais de sódio e cloro nas secreções, esses exames podem detectar se o paciente é portador do gene para Fibrose Cística, doença que atinge a produção de secreções e as torna mais espessas, podendo obstruir canais internos. Na maioria das vezes essa doença é diagnosticada ainda na infância, trata-se de uma doença hereditária.

  • Exame de Variocele

A variocele é a dilatação das veias do escroto que apresenta como principal sintoma a dor, essa dilatação causa o aumento da temperatura escrotal que, por consequência, diminui a produção dos espermatozoides.  O exame para a variocele é físico, feito através de toque.

  • exames no parceiro

Apesar do nome, a biópsia testicular é uma pequena cirurgia que não apresenta riscos ao paciente. Assim como a vasectomia, precisa apenas de um pequeno corte e sua recuperação ocorre em poucas horas. Esse exame é solicitado também no caso de não serem encontrados espermatozoides no espermograma, pois assim ocorre a retirada dos gametas direto do testículo e a verificação de anomalias na célula – se são muito lentos, se apresentam formatos anormais, etc

Além dos Exames

A preocupação com a própria fertilidade e a coragem de se submeter aos exames já é uma demonstração de preocupação da parte do parceiro com o desejo de ter um filho, essas atitudes demonstram envolvimento real com esse momento familiar. Mas, além de uma saúde perfeita a tentante precisa obter carinho e paciência do parceiro, sendo esses os maiores estímulos para continuar tentando, juntos, colocar mais uma pessoa na família.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.