Exame de Toque Pode Detectar Gravidez?

Métodos para descobrir uma possível gravidez, será eficaz?

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas

O Milagre da Gravidez

Toda mulher que já passou por uma gravidez conhece bem o procedimento do exame de toque, que é bem desconfortável porém indolor, ele é muito importante para o médico avaliar a evolução de uma gravidez ou do trabalho de parto, que no caso do parto normal é como se avalia a dilatação do colo do útero.

detectar gravidez

Como é Realizado

Com a grávida deitada de barriga pra cima, pernas afastadas e joelhos dobrados, o médico ginecologista introduz dois dedos na vagina, geralmente é o indicador com o médio, e então ele vai colocando até tocar o fundo do colo do útero.

Sempre com a utilização de luvas esterilizadas, o procedimento realizado pelo profissional não produz nenhum tipo de dor, apenas uma pressão que os dedos exercem no colo do útero, e embora muitas mulheres afirmem sentir dor, o que elas realmente sentem é apenas um pequeno desconforto, que é bem rápido, e não machuca.

Algumas vezes esse exame pode provocar algum sangramento, que gera uma certa preocupação nas futuras mamães, porém é preciso saber que isso é normal, e só deve ser considerado um problema se apresentar uma quantidade muito grande de sangue, então nesses casos, uma consulta urgente ao médico deve ser realizada, o mais rápido possível para saber se está tudo bem com o bebê e com a mamãe.

Para Detectar a Gravidez

Este exame de toque, não serve para detectar uma gravidez em fase inicial, e é contraindicado em casos de grávidas que apresentem grande perda de sangue pela vagina. Em alguns casos esse exame pode até auxiliar no diagnóstico de uma possível gravidez ou para avaliar ou em outros casos, comprimento do colo uterino da mulher grávida.

Através do exame de toque, o médico pode até suspeitar de uma possível gravidez, mesmo assim sem a completa certeza, apenas se baseando pela consistência do colo uterino, que nas mulheres não grávidas, ele apresenta de maneira mais firme, que se parece quando a gente toca um nariz, e nas grávidas ele fica mais mole, e dão sensação de estar tocando os lábios da boca fechada, e essas alterações acontecem bem no início da gravidez.

Outro fator que pode ser percebido através do toque é o volume do útero que pode aumentar diante de uma gravidez, porém o único método certo para diagnosticar uma gestação é apenas o exame de sangue ou o de farmácia, por isso, não perca tempo com esse tipo de exame.

exame para detectar gravidez

Quando Ele Deve Ser Utilizado

A utilização do método é mais frequente no final da gravidez, quando o médico precisa dele para verificar a dilatação e espessura do colo uterino, como também a descida e a posição da cabeça do bebê, e o rompimento da bolsa, não causa dor e nem machuca, porém é bem desconfortável, até mesmo pelo fato de que dependendo do momento em que ele é realizado, a mulher pode estar passando pelo desconforto e dores do trabalho de parto, e esse é o fator que pode tornar o exame bem inoportuno e inconveniente.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.