Endometriose Pode Dificultar Gravidez

Conheça a Endometriose, doença que pode atrapalhar a sua gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

O endométrio é a mucosa que reveste a parede do útero, se tornando mais espessa durante a ovulação, pois é nela que o óvulo irá se implantar. Quando não há ovulação o revestimento que cresceu para facilitar a implantação do óvulo é eliminado na menstruação. É fácil perceber que o endométrio tem um papel importante na fertilidade da mulher.

problemas na gravidez

O Que é a Endometriose?

A endometriose é uma inflamação provocada por células do endométrio, mas que não ocorre na mucosa, mas sim nos ovários e outros órgãos. Quando células do endométrio, ao invés de serem expelidas na menstruação, migram no sentido oposto, elas se alojam nos ovários ou na cavidade abdominal, elas voltam a crescer e se multiplicar e sangram.

A doença pode ser assintomática, mas quando aparecem sintomas é importante buscar ajuda médica, pois podem significar que a paciente já se encontra em uma estágio avançado da doença. Alguns dos sintomas são:

  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor e sangramentos urinários e intestinais;
  • Cólica Menstrual, que com o avanço da doença atinge intensidades que podem impedir a paciente de levar a sua vida normal;
  • Infertilidade.

Diante das suspeitas de endometriose o mais prudente é procurar um médico. O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para haver diagnóstico e a realização de exames laboratoriais, tais como ressonância magnética, ultrassom endovaginal, laparoscopia e exames de sangue com marcadores tumorais, podem ajudar no diagnóstico. Porém, a certeza de endometriose só pode ser dada com a realização da biópsia.

célula endometriótica

A doença é uma doença crônica típica da fase reprodutora da mulher, assim, ela regride com a chegada da menopausa, pois há baixa produção de hormônios femininos. Por isso se recomenda que mulheres não levem a cólica como um sintoma normal da menstruação, pois embora ela exista por causa dos hormônios dessa período, ela não é sempre natural. É imprescindível realizar os exames que podem detectar a doença em caso de suspeita e iniciar o tratamento tão logo possível.

Como a Endometriose pode Atrapalhar a Fertilidade?

  • A endometriose pode, sim, dificultar uma gravidez, mas não a torna impossível, segundo médicos. Como a principal característica da endometriose é o acúmulo de células do endométrio nos ovários e trompas; mesmo numa endometriose profunda, conhecida por não haver ainda uma especificação médica a respeito de sua origem, que leva a muitos a crer que a doença é genética, esse acúmulo de células dificulta a circulação dos óvulos podendo até mesmo impedir que eles passem pelas tubas uterinas.
  • A doença é tratada como a principal causa de infertilidade feminina, mas com acompanhamento médico é possível engravidar. Quando uma mulher consegue engravidar, no entanto, há outras preocupações, pois com a presença da infecção a ocorrência de gravidez ectópica, ou seja, fora do útero é mais frequente.
  • Quando a mulher já teve filhos ou não pretende os ter os tratamentos da endometriose envolvem a remoção dos ovários e trompas ou a utilização dos anticoncepcionais, mas para uma tentante, é preciso consultar um médico para que ele avalie o que pode ser feito. Se a mulher consegue engravidar, na maioria dos casos, os sintomas são suprimidos durante a gestação.

1 comentário

  1. joelma (02/10/2015)

    fiz uma tomografia da pelvia,pois o medico acha que eu posso esta com a entrometriose.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.