É Seguro Tentar Engravidar Logo Após Um Aborto?

Um trauma muito grande que pode ser superado com muita força de vontade e disposição.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Engravidar depois de um aborto é possível sim, porém é preciso estar ciente de que vai ser preciso esperar um certo tempo, que o seu médico indicará, pois depende de vários fatores, como o tipo que foi o aborto, como foi, qual foi o motivo, se houve curetagem ou não, e em que fase da gestação você estava, e só depois de determinado essas questões, ele poderá te avaliar, e examinar, e enfim saber se você ainda se encontra em condições para uma ova gravidez e quanto tempo você irá precisar esperar.

gravidez pós aborto

Aborto Simples

Nesses casos, geralmente os abortos acontecem de maneira espontânea, e ocorre normalmente em torno do primeiro trimestre, e o indicado é esperar pelo menos o retorno da menstruação, sem contar os dias de sangramento após o aborto. E essa menstruação costuma voltar após quatro a seis semanas após o ocorrido, e dependendo do seu caso, provavelmente seu médico irá te liberar para tentar uma nova gravidez. Porém todo cuidado é pouco, procure consultar o seu médico após essa primeira menstruação, para ele te examinar e comprovar que você já está em boas condições para conceber uma nova gravidez.

Primeiro Aborto

Se estava em no comecinho de uma gravidez, e se foi a primeira perda de bebê que você teve, provavelmente não terá complicações para tentar novamente uma gravidez, nesses casos, geralmente o médico apenas irá te liberar sem maiores investigações para tentar após o retorno de sua menstruação.

Em outros casos, alguns médicos são um pouco mais cuidadosos, e pedem pra você iniciar as suas tentativas após a segunda menstruação depois do aborto, então fique atenta e pergunte ao seu médico, tire todas as suas dúvidas para diminuir os riscos na sua próxima concepção.

Gravidez Avançada

Nesses casos em que a gravidez já se encontra em um nível mais avançado e ocorre um aborto, a situação pode ser mais complicada, o que pode aumentar consideravelmente o tempo de espera para uma nova tentativa de gravidez.

Quando o aborto acontece após o segundo trimestre, eles podem possuir várias causas que podem ter relação com problemas externos como infecções, onde a mulher irá precisar se curar primeiro para depois voltar a pensar em gravidez.

Gravidez Molar

Esse tipo de complicação é muito rara, porém pode ocorrer, e resultam em abortos, nesses casos se gera um tipo de anormalidade nas células que formam a placenta, e o tempo de espera para a cura pode ser de até um ano, e o tratamento se constitui em exames de dosagem hormonal periódicos, e então somente o médico poderá te dar alta para tentar engravidar novamente.

tentante

Cuide-se

Esse tempo de espera pode ser bem chatinho, porém aproveite para se cuidar, se alimentar e se exercitar melhor, cuide-se de você mentalmente e fisicamente, mantenha a mesma rotina saudável que você possuía antes de perder o bebê, continue tomando o ácido fólico e outras vitaminas que seu médico receitar, procure deixar seu corpo forte e saudável para assim que você estiver em ótimas condições, poderá então ter outra gravidez ainda mais saudável e mais forte que a que não deu certo.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.