É Seguro Engravidar Durante a Amamentação?

duvidas e preocupações fazem parte das mamães que tiveram seus filhos recentemente.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Embora muitas mulheres acham que não, é possível sim engravidar durante a amamentação, e é por isso que o uso de anticoncepcionais é recomendado após 15 depois do parto, e a falta de um método contraceptivo nesta fase é altamente recomendado, pois de 2 a 15% das mulheres acabam engravidando neste momento, onde geralmente acham que por estar amamentando, não precisam tomar os devidos cuidados.

amamentação

Ovulação

Pelo estimulo da sucção do leite, a mulher passa a ter a ovulação impedida, porém para que isso realmente ocorra, o bebê deve sugar o leite com muita frequência e intensidade, na hora que ele quiser e pelo tempo que ele quiser, sem privações de horários. E é por isso que utilizar a amamentação como método contraceptivo não é totalmente seguro, pois pode variar muito devido a diversos fatores.

Gravidez

Para as mamães que engravidaram e ainda continuam amamentando seu outro bebê, alguns cuidados devem ser tomados, pelo fato de que a amamentação pode propiciar contrações no útero, o que pode prejudicar o seu bebê.

A ocitocina é um hormônio que controla a ejeção do leite, e é esse hormônio que faz o útero contrair, e é essa contração que ajuda a mulher a recuperar o seu corpo normal que ela tinha antes do parto. Além disso, a estimulação do mamilo, pode ajudar a intensificar um possível trabalho de parto em andamento.

Fique Tranquila

Embora existam esses possíveis perigos, a amamentação não inicia um trabalho de parto, a não ser que já esteja na hora certa.

O útero possui receptores que sentem e são sensíveis a ocitocina, que nas primeiras semanas de gravidez não funcionam muito, pois o útero contem poucos receptores neste período, que depois de acordo com que o tempo vai passando e vai chegando perto do parto, eles vão aumentando em até 300 vezes a mais do que no começo, e ainda mais quando estiver começando um trabalho de parto, é o que normalmente protege a gravidez.

Sem Riscos

Muitas mulheres afirmam que as contrações duram o tempo em que seus filhos estão mamando, e segundo os especialistas, não existe nenhum perigo para a gravidez durante a amamentação, a não ser que se trate de uma gravidez de risco, porém mesmo assim é possível, existem casos diferentes em que umas mulheres que possuem uma gravidez de risco e amamentam e depois dão a luz a filhos sadios, enquanto outras já tomam a decisão de parar a amamentação por conta de sua gravidez instável.

Em uma gravidez de risco em que a mãe estiver amamentando, é preciso estar atenta a possíveis sinais de parto, onde todas sabem reconhecer, e quando houver algum deles, é preciso interromper a amamentação para evitar riscos e para interromper as contrações, pelo menos na sessão que estiver executando.

Alimentação

tentante amamentando

No caso da mãe que amamenta e carrega um outro bebê, ela deve se alimentar por três, mas ao contrário do que muitos pensam, não chega a ser uma tarefa muito difícil, pois qualquer mãe com uma alimentação equilibrada e bem variada, pode levar uma vida saudável, onde ela poderá se nutrir, produzir leite da maneira necessária e para alimentar o seu feto.

As preocupações podem ser exclusivas de mulheres que já tenham problemas de desnutrição, já as que são saudáveis, não possuem motivos para tal preocupação.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.