É Possível Reverter Laqueadura?

Uma decisão tomada que pode resultar em arrependimentos, porém pode ainda ter reversão.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas

O Milagre da Gravidez

A laqueadura é uma cirurgia de infertilizarão feminina que requer um certo planejamento para não acontecer nenhum tipo de arrependimento posterior, porém esse é um fator muitas vezes inevitável. O instinto feminino de ser mãe é muito forte, e muitas vezes ultrapassa a barreira que a laqueadura cria, entre a mulher e o desejo de ser mãe.

cirurgia

Procedimento Da Laqueadura

Existem outros nomes para tal procedimento, que pode ser chamado de Reanastomose tubária ou recanalização das trompas. Na cirurgia são utilizados métodos como pontos cirúrgicos, clipes ou eletrocoagulação para o bloqueamento das trompas, que é o que impede o encontro dos espermatozoide com o óvulo, que em sua maioria é realizado após um parto cesariano, por laparoscopia ou por via vaginal.

Reversão

Dependendo de como foi feita a laqueadura, podem ter danificado regiões das trompas, por isso, o tipo de reversão existente pode ser apenas cirurgicamente, onde se utiliza anestesia geral ou as do tipo raquidiana e peridural, e dura de duas a quatro horas, pois é considerada de alta complexidade.

O método é semelhante ao de reversão de vasectomia, que também é feita por laparoscopia, que se trata de pequenos cortes para a inserção de instrumentos e da micro câmera, então acontece a religação dos canais através de um procedimento de microsutura, por se tratar de trompas de 3 e 5 milímetros de diâmetro.

Um tipo de soro azul é injetado através do útero para testar o funcionamento das trompas após a cirurgia, e isso é antes de unir os dois lados, além disso a região da cicatriz é retirada durante a cirurgia para facilitar a irrigação sanguínea dos tecidos.

Quem Pode Realizar

Para se submeter a esse tipo de cirurgia a mulher deve estar em boas condições de saúde, e é preciso estar ciente que, após 35 anos de idade uma possível gravidez já se torna um processo mais difícil de ser realizado, por isso, a idade também influencia muito as taxas de sucesso da técnica de reversão da laqueadura.

As mulheres que se encontram na menopausa por exemplo, não liberam mais óvulos, e por isso esse tipo de cirurgia não tem sentido algum para elas, sendo assim, não deve ser feito.

Recuperação

Normalmente a recuperação da reversão de laqueadura é um processo um pouco lento, e a mulher só pode se considerar fértil após 30 dias, e normalmente conseguem conceber um bebê após 6 ou 12 meses, sendo que as chances de engravidar ainda não serão as mesmas que antes, e caem de 15 a 20% de chance e em mulheres de menos de 35 anos, tem maiores chances após a cirurgia.

Os resultados só dependem da qualidade da cirurgia de reversão, ou do estado em que as trompas ficaram, se aceitaram bem a cirurgia, enfim, são vários fatores que podem influenciar nessa recuperação.

laqueadura

Contraindicações

Embora seja muito relativo, normalmente, mulheres que passaram por muitos partos cesarianos são impedidas de fazer cirurgia de reversão de laqueadura, pelo fato de correr risco de uma possível rotura uterina. Já em outros casos, é preciso que seja feita uma avaliação profunda no estado de infertilidade do casal, para saber se não existem outros fatores como uma baixa contagem de espermatozoides do homem, que em muitos casos pode ser resolvida apenas com uma fertilização in vitro, sendo assim o método mais prático e o mais indicado. Além disso, mulheres que tenham dificuldades para engravidar normalmente são desencorajadas a realizar o processo.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.