Dicas para Engravidar Mais Rápido

Melhore sua alimentação e tenha relações no momento ideal para garantir uma gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas, Dúvidas

O Milagre da Gravidez

Engravidar é um processo natural, mas podemos facilita-lo sob alguns cuidados e observações. A alimentação, por exemplo, é um fator que pode ajudar uma mulher a engravidar, assim como a eliminação dos vícios.

Alimentação

Alimentos que são ricos em Vitamina E, Zinco e em vitaminas do Complexo B favorecem a concepção, pois atuam no sistema hormonal. Desse grupo destacam-se o gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol, grão de bico, uma série de outros grãos e as carnes vermelhas, que muitas vezes são vistas como vilãs alimentares, mas na verdade compõem parte importante da alimentação.

O ácido fólico é um complemento alimentar, a maioria dos médicos o indicam á mulheres que desejam engravidar, com ao menos três meses de antecedência a gravidez, o ácido fólico ajuda a evitar as má formações no sistema nervoso da criança, pois atua diretamente na formação do tubo neural do feto. Além do suplemento, há alimentos que são ricos nesse ácido, como o feijão, a laranja, amêndoas, amendoim, fígado, lentilhas, todos os vegetais verdes, ovos e outros.

Leite e Amêndoas

A Vitamina E, citada no inicio do parágrafo, também ajuda na formação do feto, além da concepção, pois ajuda na formação das paredes vasculares e é ótima para evitar o aborto natural. O alho e o iogurte natural integral também são alimentos que podem ajudar a diminuir o risco de aborto e aumentar as chances da concepção, pois são alimentos que ajudam no trato da candidíase, comum entre as mulheres e principalmente entre as gestantes, que pode ocasionar problemas nos ovários.

Relações no momento certo

Ter relações fora do período fértil não ajudará um casal a engravidar, podendo até gerar decepção por não conseguir. É preciso monitorar o período fértil, contanto os dias do ciclo menstrual – os dias férteis ocorrem entre o 11° e 17° dia do ciclo, na maioria das mulheres. O  cálculo do período fértil não garante o momento exato para a concepção, mas a tentante pode procurar medir a sua temperatura basal. Isso pode ajudar a saber qual o melhor momento para ter relações com grandes chances de fecundação, pois a temperatura corporal tem uma leve alteração positiva quando a mulher está ovulando, essa alteração melhora as condições corporais para a fecundação.

Relações no Momento Certo

Além disso, no ato há posições que ajudam os espermatozoides a encontrarem o óvulo – quando mais profunda a penetração, mais fácil será de uma fecundação ocorrer, o que também acontece quando a ejaculação é mais forte. Se a mulher permanecer deitava após a relação também pode ajudar que uma fecundação ocorra.

O Homem

O parceiro que deseja ter filhos também pode utilizar algumas das dicas sobre fertilidade para ajudar numa concepção, o ácido fólico que é utilizado como suplemento pelas mulheres, por exemplo, também ajuda os espermatozoides a se tornarem mais rápidos e resistentes. A vitamina E, que na mulher ajuda a evitar o aborto e atua sobre o sistema hormonal antes da concepção, no homem ajuda na produção de gametas – ela é conhecida também como Vitamina da Fertilidade, assim como as vitaminas A e C, o Zinco e o Ômega-3 também funcionam na produção de gametas.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.