Dicas do Dr. José Bento para Engravidar

Conheça as dicas do ginecologista para as tentantes.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

O Dr. José Bento de Souza é um profissional muito conhecido por suas dicas para quem está tentando engravidar por ter feito participações em programas de televisão nas Redes Globo, Record, SBT e outras redes de tv aberta. Atualmente, atua como obstetra e ginecologista em clínica própria e em maternidades e hospitais conhecidos da região de São Paulo. Suas dicas se popularizaram entre tentantes em fóruns sobre gravidez.

positivo para gravidez

Dicas do Dr. José Bento Para a Relação Sexual

  • As relações sexuais devem ser feitas durante o período fértil, dia sim e dia não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 11° e 14° dias após o 1° dia da menstruação, contado como dia 1 do ciclo menstrual.
  • Durante o período fértil é aconselhável evitar o uso de cremes vaginais e lubrificantes, pois esses produtos dificultam a mobilidade dos espermatozoides que podem não conseguir alcançar o óvulo dentro do período correto.
  • A excitação do parceiro pode provocar uma liberação de maior volume de sêmen durante a ejaculação, assim, quanto mais excitado estiver o parceiro no momento da ejaculação, mais chances de engravidar a mulher terá.
  • Após o ato sexual, se a mulher estiver tentando engravidar deve evitar tomar banho com limpeza vaginal ou urinar, pois isso pode diminuir a quantidade de espermatozoides na vagina. Em contramão, para evitar a perda de esperma pela vagina colocar as pernas para cima pode ser útil, além disso a posição deixa o colo do útero inclinado e facilita a mobilidade dos gametas masculinos.
  • A posição sexual pode ajudar a conseguir uma gravidez mais rapidamente. Os espermatozoides depositados o mais próximo possível do cólo do útero tem mais chances de atingir o óvulo, os especialistas recomendam posições em que a ejaculação ocorra a favor da gravidade.  Também deve-se evitar posições em que a mulher fique por cima, em pé ou sentada, pois todas elas podem dificultar o movimento dos gametas masculinos até o óvulo.

Dicas do Dr. José Bento para o Estilo de Vida da Tentante

gravidez saudável

  • Pelo menos 12% dos casos de infertilidade derivam de um sobrepeso ou do contrário, de magreza e falta de nutrientes. Uma tentante deve se alimentar corretamente, deve comer mais frutas frescas e hortaliças, buscando nutrientes para o corpo e menos calorias. Elimine as dietas muito rígidas, pois o foco não é emagrecimento, mas sim preparar o corpo para receber um feto. Elimine também substâncias nocivas, como o álcool.
  • Há indícios de o exercício físico moderado pode ajudar a engravidar. Invista em sua forma física, os exercícios se relacionam com os hormônios e fertilidade. Além disso, podem queimar o excesso de gordura e reforçar a sua fertilidade, seus níveis cardíacos e energia.  Mas cuidado com os excessos, pois também podem afetar sua fertilidade. Os exercícios de baixa intensidade são os ideais como yoga, pilates, caminhadas, natação.
  • Vá ao médico e verifique regularmente se há algum problema com o seu aparelho reprodutor que possa reduzir as chances de concepção. Entre eles a endometriose, que requer acompanhamento para que não se desenvolva.

Dicas para Engravidar de Forma Natural

Ás vezes é complicado para a mulher, pois depois de muitas tentativas sem sucesso acabam desanimando, e muitas mulheres entram em um estado de desespero. O sucesso para engravidar é relacionado a uma soma de fatores que podem influenciar diretamente no processo, e para que a mulher consiga alcançar isso é importante estar atento a todos os detalhes. Alimentação, exercícios, etc são apenas alguns pontos importantes, mas existe toda uma ciência por trás desse maravilhoso momento.

Recomendamos você a assistir ao vídeo abaixo, pois ele mostra muitos pontos que as mulheres ignoram e que podem fazer a diferença para você conseguir alcançar o sonho de se tornar mamãe. Você irá descubrir algumas excelentes dicas para engravidar que ajudarão você nessa caminhada, e isso independente da sua idade!

ATUALIZADO: Milhares de mulheres têm conseguido engravidar apenas seguindo essas recomendações. Por isso, assista esse vídeo e se surpreenda!

[ASSISTA] Vídeo Ensina Como Superar os Problemas e Engravidar Naturalmente

engravidar naturalmente

31 comentários

  1. ZILDA DE MATOS PEIXOTO DE BESSA (19/09/2014)

    OLÁ DR.JOSE BENTO BOA NOITE!!!GOSTARIA MUITO QUE VOCÊ ME TIRASSE UMA DUVIDA QUE ESTA ME DEIXANDO MUITO ANSIOSA.TENHO 35 ANOS,AOS 30 TIVE UM ABORTO DE TRÊS MESES ESPONTÂNEO,CINCO MESES DEPOIS EU ESTAVA GRAVIDA NOVAMENTE. POIS FIQUEI MUITO FELIZ ERA GRAVIDEZ MUITO DESEJADA…TOMEI REMÉDIO ATE SETE MESES PARA SEGURAR O BEBE.NO FINAL DA GESTAÇÃO NUMA DE ROTINA DESCOBRI QUE NÃO TINHA LIQUIDO NA PLACENTA…NADA DE LIQUIDO,FOI UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO PARA SALVAR O BEBÊ . ENFIM DEU TUDO CERTO ENTREGUEI NAS MÃOS DE NOSSA SENHORA.HOJE ELE TEM 4 ANOS E MEIO,QUERO ENGRAVIDAR DE NOVO,MAS ESTOU COM POUCO DE RECEIO. MEU TIPO SANGUINÊO É O- EO DO MEU ESPOSO É O+ E O MEU FILHO E O- …ME DISSERAM QUE TENHO CHANCE DE TER NOVOS ABORTO OU ALGUM TIPO DE DEFICIENCIA NO FETO….SAO MUITAS DUVIDAS AGUARDO RESPOSTA

  2. ketissu (23/12/2014)

    Dr, mesmo o homem não ejaculando dentro da vagina da mulher ela corre o risco de engravidar?

  3. adriana martins (13/02/2015)

    ola Dr jose bento faz um bom tempo que eu quero engravidar mais não estou conseguindo. tenho uma filha de 9 anos.e sou casada ha seis anos

  4. jacqueline (18/02/2015)

    ola tenho 16 anos e naum consigo engravidar ja tentei de tudo eu tenho relaçoes todos os dias cm meu namorado ate quando estou mestruada naum tomo nenhum remedio e nunca fui em um ginicologista e kero muito ser mamae me ajude pf!

  5. CINTHIA GUADAGNINI (26/04/2015)

    Olá! Consegui meu positivo esse mes de abril-2015, depois de dois anos e quatro meses tentando engravidar sem sucesso. Tenho SOP, oque desregulou meus hormonios… Fiz tratamento com indutor (clomifeno), estrogenos, metformina… Também fiz o exame de histero (deu tudo normal). Dai, iniciei uma dieta sem gluten, passei a fazer exercicios… Por fim, tomei chá de UXI AMARELO (abençoado) e consegui engravidar com um mes de uso. No primeiro trimestre de gestação, vou continuar com a Metformina e fazer uso por via vaginal do Utrogestan para evitar aborto. Boa sorte a todas!

  6. Monise (11/07/2015)

    ola meu nome e Monise eu estava tomado o repopil 35 e quando estava na segunda semana da cartela ela havia sumido então não tomei mais tomei 8 pilulas e sobraram 13 pilulas e tive relações sexuais nesse período ha e supostamente seria meu período fértil 4 dias depois tive cólicas fracas e sangramentos creio que foi devido a falha com o anticoncepcional mesmo assim posso correr o risco de ter engravidado?

    • margarida (24/02/2016)

      minha ultima menstruação foi dia 5 de fevereiro. desde ai que tenho relações sem proteção e deixei de tomar a pilula. há grande probabilidade de estar gravida ? sinto – me bastante ansiosa. era um desejo muito grande

  7. eliane (20/08/2015)

    OLÁ MEU NOME É ELIANE TENHO 38 ANOS JÁ TENHO UM FILHO DE 12 ANOS MAIS EU QUERO MUITO ENGRAVIDAR NOVAMENTE JÁ TENTEI MUITAS VEZES E NÃO CONSEGUI NÃO TOMO NENHUM ATICONSEPSIONAL O QUE FAZER.

  8. Maria Silva Cruz (03/09/2015)

    Olá meu nome e Maria tenho 41 anos. Em 2012 eu fique gravida,no mês que eu faria 4 mês de gestação a minha mãe faleceu e eu também perdi o bebê.Em 2015 engravidei, mas quando estava de 6 semana perdi.Sera que o melhor e desistir ou tentar outra vez. Tenho um filho de 14 anos!!

  9. helaine arf (17/09/2015)

    oi mneu nome é elaine tenho 42 anos e quero engravidar o que d evo tomar pra conseguir

  10. Gabriella (24/09/2015)

    Olá, eu tomo anticoncepcional injetavel a cada 30 dias, vou parar agora .. quanto tempo leva pra engravidar??

  11. emilene (04/10/2015)

    ola dr jose bento eu estou tentando engravidar de menina pois ja tnho dois meninos.. eu fui a uma clinica ginecologista daki do japao ele me receitou um remedio que tem cheiro de vinagre para lavar minha vagina e me recomendou que eu fizesse sexo com meu esposo mais que so ele poderia gozar no dia e eu em outros dias sera possivel eu engravidar,eu mentruei dia 14 fui ao medico dia27 pk a emfermeira me disse que qnd eu mentruasse era para eu avisa-la entao marcou para eu ir dia 27 eu fui ele so me deu esse produto e mais nada preciso de uma resposta doutor jose bento do dia 27 ou 28 feito tudo isso sera possivel o meu positivo

  12. LAURIANE (05/10/2015)

    bom dia dr jose bento esqueci de tomar a pilula por 1 dia ai no dia seguinte era para tomar duas tomei uma pela manha a a outra ia tomar no horario da tarde que e o horario que tomo esqueci de tomar so lembrei de tomar a meia noite ai tomei assim mesmo tenho perigo de engravidar a cartela nao estava no inicio obrigADA

  13. claudia (20/10/2015)

    tenho 38 anos gostaria de engravidar tenho uma filha de 14 anos e um histórico de dois aborto antes e depois desta gravides nunca tive nem um problema ginecológico sempre bem gostaria de ajuda

  14. CRISTIANE MONSORES (04/12/2015)

    OLÁ DOUTOR JOSÉ BENTO TENHO TRINTA E NOVE ANOS E ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR E ESSE MES FOI DIFERENTE PRA MIM TENHO TIDO MUITO MUCO BRANCO SEM CHEIRO SEM COCEIRA TIPO NATA ISSO UMAS DUAS SEMANAS ANTES DA MONSTRA VIM SINTO MEU SEIOS DOLORIDOS E INCHADOS PONTADA EM BAIXO DA BARRIGA TIPO COLICA E MUITA DORES DE CABEÇA PELA MANHA POREM A MONSTRA AINDA NAO VEIO JA ERA PRA TER VINDO ESTOU DOIDA PRA FAZER UM EXAME MAS ESTOU COM MEDO DE DA NEGATIVO POSSO ESTAR GRAVIDA OU SERA SÓ NERVOSISMO ESTOU MUITO ANSIOSA …

  15. Claudia Conceiçao (10/12/2015)

    Olà Dr. Zè Bento me chamo claudia tenho 37 anos e 9 meses, tenho um filho de 12 anos, não tenho problemas de saúde , estava de 7 semanas de gestação, após eco descobrir que meu feto não tinha sinais vitais, , então passei pelo processo de curetagem, estou bem sem dor e sem sangramento agora, fazem 15 dias do acontecido.Estou fazendo uso do sulfato ferroso por 90 dias, gostaria de saber o tempo ideal pra eu tentar engravidar novamente? obrigada

  16. Ana (15/01/2016)

    Olá Doutor! Também tenho dúvidas. Meu esposo tem varicocele, foi operado porém voltou. Decidimos por não fazer novamente a cirurgia e colocar nas mãos de Deus.
    Em dezembro menstruei dia 21 e agora na primeira semana de janeiro senti cólicas do lado esquerdo, passou-se dois dias surgiu um corrimento rosado, apenas quando fazia xixi o papel ficava rosado. Depois parou. Doutor gostaria de saber o que pode ser esse corrimento e a dor.

  17. Bia Lima (15/01/2016)

    Boa tarde, Drº José Bento, fiz Cirurgia, uma TRAQUELECTOMIA, será possível que eu ainda consiga engravidar novamente? Ou terei algumas dificuldades? Obrigada, aguardo Resposta.

  18. nessa (29/03/2016)

    Dr fiz uma cerurgia de videolaparoscopia e descobri que estou com a trompa direita obstruida e a esquerda passou o fluido com dificuldade estou preucupada

  19. ANONIMO (31/03/2016)

    Bom dia!tive relação sexual ha 6 dias e estava no meu período fértil,meu rosto encheu de espinhas ,posso estar gravida?

  20. Fernanda Caputti (10/04/2016)

    Ola Dr. , boa tarde!
    Faço uso do anticoncepcional microvlar a uns dois anos ( tomo por conta própria, não fui num médico ). Tomo o anticoncepcional todos os dias no mesmo horário, tenho tanto receio de engravidar que por uns 3 dias acabei tomando dois comprimidos por dia. Bem, a questão é que no dia 20 e dia 29 de março tive relações sexuais, também fazendo uso de camisinha.Minha cartela terminou no dia 31 de março, e minha menstruação veio no dia 3 de abril, bem á noite, e terminou no dia 5, ou seja, menstruei só dois dias,em menor quantidade do que o habitual. Só que, dois dias depois, começou a vir pra mim, um pequeno corrimento, tipo borra de café, que ás vezes só percebo quando passo o papel higiênico. Pesquisei, e estou com medo de ser aquela nidação, que se dá quando a mulher engravida. Obs.: Estou com uma dorzinha bem leve na barriga e comecei nova cartela depois da pausa, ou seja, no 8º dia. Será que estou grávida ou é excesso do anticoncepcional? Por favor, me ajude. Estou desesperada!!!

  21. rosane (18/06/2016)

    Boa Tarde Dr Jose Bento. Estou tentando engravidar faz 1 ano e 3 meses, quando fez uma 1 ano vi que não era normal e procurei um especialista por que apareceu muitas espinhas no meu colo, rosto e costa, ele passou um espermograma para o meu esposo e deu normal pediu para eu tomar durante 3 meses o medicamento glifage xr 2 comprimidos depois da janta as vezes sinto náuseas e diarreia diariamente.

  22. marlene antonia da silva (20/07/2016)

    boa tarde doutor jose bento gostaria de tirar minha dúvida eu mestruei pela última vez dia 03/07 eu já fiz o exame de laboratorio e deu positivo a minha preocupação é de meu sangue é o- e de meu marido é a+ já tive um aborto pelo qual eu naõ sei explicar se foi incompartibilida sanguinia ou não.Esta marcado minha consulta com a obstetra devo procurar o prontuario do primeiro aborto tem como resolver essa agonia minha doutor nao quero peder este filho de novo obrigada

  23. Camila (21/07/2016)

    Bom dia,não adianta você ficar pensando todos os dias que quer ficar grávida, que não consegue, que sou infértil e que isso ou aquilo, assim vocês tentantes nunca vão conseguir. Parem de pensar, esquecem que querem engravidar, vai pular de para-quedas, correr, caminhar, viajar, ler fazer qualquer coisa. A ansiedade não te deixa engravidar. Compre o seu ácido fólico tomem e vai curtir a vida. Quando menos esperar estarão grávidas. Beijos

  24. joice costa pereira (22/07/2016)

    ola doutor meu nome e joice eu tenho uma dugvida a minha mestruaçao e inrregular e eu mestruei dia 14.07 e4 termino no dia 19.07eu queriaq saber quando eu vo estar no oeriodo fertil quero muito engravidar

  25. marinalva coelho (06/08/2016)

    ola dr tenho 43 anos e estou tentando engravidar. ja tive duas gravidez uma tubaria onde perdi a trompa esquerda sera que com um aso trompa ainda consigo . estou desesperada

  26. Débora (17/08/2016)

    DrºJosé Bento Bom dia!
    Eu e meu marido estamos tentando engravidar já faz um tempo, não tomo anticoncepcional, evitava de outras formas, então resolvemos tentar, e nada de vir, após várias tentativas realizamos alguns exames, ele fez de espermograma, resultado foi ótimo está tudo bem com ele, depois eu fiz um exame de histerossalpingografia para verificar minhas trompas, e tudo normal também, canal limpinho sem obstrução, e também realizo meus exames ginecológicos anualmente e tudo está certinho.E até o presente momento não engravidei, meu ciclo menstrual é de 24 dias, o que será que pode estar acontecendo de errado?

  27. Helena Raquel Tavares (23/08/2016)

    Ola dr José Bento chamo helena tenho 39 anos não tenho nem um problema de saude porem nao menstruo ha tres messe e teu negadivo teste de farmacia

  28. Tay (31/08/2016)

    Olá jente me ajuda eu tento emgravida ha 2 anos e não comsigo e agora tem 3 mes que descobri que tenho Ovario polisistico…. Tenho 23 anos e sonho munto ser mae oque eu faço gente por favor

  29. Pâmela (31/08/2016)

    Boa tarde Dr. Jose Bento, gostaria de uma opiniao do senhor eu e meu esposo fomos procurar um ginecologista pois ja é mais de 4 anos tentando engravidar e nunca consegui, o meu ginecologista me passou varios exames tanto para mim quanto para o meu esposo e em um dos meus exames foi constatado que eu tenho ovários micropolicistico o restante esta tudo certo, no resultado do meu esposo foi constatado que os espermatozoides dele nao é muito bom ele produz menos espermatozoide e a motilidade dele nao é muito boa tb ai ele foi encaminhado para o urologista e la o medico receitou um remedio chamado androstein ja se foram 2 meses tomando e nd de eu conseguir engravidar o que devo fazer? Me ajude por favor pois é o meu sonho e do meu esposo ter filhos….

  30. ALEXANDRA SOARES (05/09/2016)

    Oi Dr tive uma gravides ectópica mais não precisei tirar nem uma trompa e estou gravida novamente mais meu medo é que engravidei com muito pouco tempo apenas com 1 mês de resguardo sera que posso ter poblemas obrigada

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.