Dicas de Psicólogos para Lidar com Problemas de Fertilidade

A saúde emocional é crucial numa gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Não conseguir engravidar quando desejado pode deixar as pessoas muito mal, isso acontece tanto com homens quanto com mulheres, pois o desejo de dar um filho ao parceiro e a pressão social para fazer a família crescer, em geral, recaem sobre os dois. Diante disso, muitas vezes é preciso aprender a contornar os problemas e os comentários, até que o desejado filho chegue. Ajuda psicológica é importante para aprender a lidar com toda essa pressão.

tranquilidade

Dicas de Psicólogos

O primeiro passo para lidar com uma crise, segundo os psicólogos especializados em casais é admitir o problema: sim, a dificuldade para engravidar é um problema. E você tem todo o direito de ficar triste por esse motivo, é preciso reconhecer que o problema é serio, admitir é o primeiro passo para lidar com ele.

Por outro lado, admitir um problema não é o mesmo que se culpar por ele, e os psicólogos também alertam para essa atitude. O pensamento negativo, como “não deveria ter esperado tanto tempo” só atrapalha a situação de uma tentante, pois o estresse emocional também influencia os hormônios. Problemas de fertilidade acontecem, não é culpa de quem os têm.

Depois de admitir o que você tem, procure saber tudo possível sobre o seu problema, leia sobre e tire as dúvidas com o seu médico, procure também entrar em contato com outras pessoas que passam pelo mesmo problema. É importante conhecer bem os tratamentos porque eles mudam rápido, então é preciso estar a par da tecnologia que seu médico tem em mente, mas também para evitar ser passada para trás em casos que envolvam dinheiro, pois podem tentar vender o tratamento mais caro, ao invés do mais eficiente para sua situação.

Após compreender a sua situação você terá melhor capacidade para decidir até onde ir  com o tratamento para tentar engravidar, o processo pode ser muito desgastante psicologicamente. A decisão de quando parar de tentar precisa ser tomada pelo casal, pode ser influenciada pelo médico, obviamente, mas deve ser prioritariamente uma decisão do casal. Aqui entra outra dica dos psicólogos, o casal deve se apoiar, a todo custo é preciso evitar cair na armadilha de tentar culpar alguém por não conseguir engravida, nesse momento é preciso encontrar formas realistas de lidar com a situação.

Por último, um dos motivos que levam ao estresse em um tratamento de fertilidade são os gastos. Tratamentos custam caro e os remédios também, é preciso fazer essas perguntas aos médicos, para saber se há condições de iniciarem o tratamento logo ou resolverem a situação se programando, ou mesmo preparando-se emocionalmente para lidar com isso.

tratamento de fertilidade

Busque o Apoio de Profissionais

As dicas aqui escritas são de profissionais que lidam com a saúde emocional, no entanto, cada caso é um caso e se a pressão de tentar ter um filho está atrapalhando a sua vida, certamente irá atrapalhar também suas tentativas. Além do mais, receber uma criança é um processo que exige saúde emocional da família e equilíbrio. Se mesmo pensando sobre todas as dicas de especialistas você tiver dificuldades, busque um profissional habilitado para cuidar do seu caso.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.