Como Superar Um Diagnóstico de Infertilidade

Dicas importantes para uma tentante não se abater perante as dificuldades.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Conhecer alguém, se apaixonar e querer constituir uma família, são instintos muito comuns para nós humanos, porém alguns empecilhos podem aparecer, como é o caso de uma infertilidade, que quando diagnosticada, pode causar tristezas e depressão. Então como seria receber essa notícia tão cruel, que na verdade ninguém nunca quer ouvir?

infertilidade

Como Esse Momento é Vivenciado Pela Mulher

Para as mulheres em especial, o diagnóstico de infertilidade pode ser ainda mais frustrante que para os homens, ele traz sentimentos de raiva, fracasso, sensações de inveja entre outros associados ao sentimento de não poder ser mãe e vivenciar este momento único e tão especial. Porém, para superar este momento tão difícil, é preciso que a mulher não se permita entrar em contato com esses tipos de sentimentos que vão contra todos os seus princípios e toda a criação que vem desde que você era uma menina, e que muitas vezes a sociedade impõe para as nossas vidas, colocando em nossa mente o que deve ser considerado o certo.

Porém não devemos nos deixar abater, temos que cobrar menos de nós mesmas, e saber que somos humanas capazes de ter defeitos que podem sim ser superados da melhor maneira possível. Seja menos flexível emocionalmente, tente não se culpar, pois o que acontece com o seu corpo não depende somente de você, então, com o pensamento positivo, tudo pode ser resolvido, existem outros métodos que podem levar uma mulher a ser mãe, como é caso das adoções, então pense neles que tudo dará certo.

Como Os Homens Enfrentam Esse Problema

Embora a maternidade mexa muito com as mulheres, a notícia de infertilidade também é muito mal recebida pelos homens, sendo que no caso deles a aceitação é mais difícil, sendo um processo muito angustiante, pelo fato de existir ainda uma cultura muito machista em torno desse assunto, aonde fertilidade tem o mesmo significado que masculinidade, e todo homem deve ter a obrigação de ser um reprodutor.

Então a notícia de que ele é incapaz de engravidar uma mulher pode afetar de maneira direta na questão da virilidade masculina, e muitas vezes chega a afetar até a vida sexual do homem, causando a falta de libido, distúrbios na ejaculação e impotências sexuais.

Porém isso não é motivo de desanimo, pois a medicina nos dias de hoje tem mantido um foco muito grande em cima da infertilidade masculina, e já existem vários tipos de tratamentos que são possíveis para uma reversão desse quadro. Outro fator muito importante a ser considerado, é que , o homem não deve deixar que a sociedade o deixe pra baixo, pois infertilidade de nada tem a ver com masculinidade, e é em isso que seu pensamento deve estar focado a todo momento.

Falha na Segunda Gravidez

teste negativo de gravidez

Uma gravidez bem sucedida não indica o sucesso na segunda, e em muitos casos pode sim acontecer uma infertilidade secundária, algo que pode ser muito estressante para um casal, por isso é preciso estar ciente do momento certo para pedir uma orientação médica e psicológica.

Esses casos geralmente são menos compreendidos pelos familiares e conhecidos do que quando acontece uma infertilidade primária, que nunca compreendem o estresse que o casal passa por não conseguir uma segunda gravidez, é como se eles não tivessem o direito de sofrer pela situação, que chega ser mais estressante, pelo fato de que eles já convivem com um universo infantil, cheio de casais grávidos de segundos e terceiros filhos, o que pode os deixar mais tristes e deprimidos.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.