Como Programar o Momento da Relação para Engravidar

O momento da ovulação é o ideal para a concepção.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Muitos casais depois de algum tempo de tentativa de engravidar começam a se preocupar com estarem fazendo algo errado, ou pelo menos algo que limite suas chances de gravidez. Uma dessas coisas é o momento da relação sexual, pois sabe-se, é preciso que o organismo esteja propício para uma concepção.

Não é possível saber o momento exato da ovulação, embora seja esse o melhor momento para uma concepção, mas a própria mulher pode estimar o dia de sua ovulação. O ideal, para haver uma concepção, é que as relações ocorram um ou dois dias antes, porque espermatozoides podem sobreviver no trato vaginal, porém o óvulo permanece útil para a fertilização apenas por 24h. Se as relações forem realizadas até dois dias antes da ovulação cresce a probabilidade de ter gametas masculinos saudáveis no momento da liberação do óvulo, aumentando as chances de concepção.

hora da relação

Como Saber se Estou Ovulando?

Muitas mulheres conseguem perceber facilmente se já estão ovulando, seja através do muco cervical ou de outros sintomas físicos, como dor que indica a liberação do óvulo. Para quem está tentando engravidar, ficar atenta aos sinais de ovulação é bastante importante para aumentar as chances de concepção. Inicialmente, a ovulação depende da duração do ciclo menstrual da mulher, mas isso varia até mesmo nas mulheres com o ciclo mais regulado. Fatores externos também influem na ovulação, como estresse e viagens.

Os sintomas de ovulação podem aparecer vários dias antes dela ocorrer, entre os mais comuns estão o aumento da secreção vaginal, que como se sabe, costuma ficar mais parecia com clara de ovo conforme a ovulação se aproxima; o aumento do desejo sexual, causado pela liberação de hormônios e pontadas na região do ventre que causam dor ou desconforto, tais pontadas indicam que o óvulo está sendo liberado, em alguns casos.

Além da observação dos sintomas, o método de tabela, contando os dias de início do ciclo, ou a calculadora de ovulação podem ajudar a definir melhor o dia mais próximo da ovulação. Atualmente, também é possível encontrar nas farmácias testes parecidos com o teste de gravidez, que também medem a concentração de hormônio na urina, no entanto, enquanto o teste de gravidez mede a quantidade dos gonadotróficos, o teste de ovulação mede a concentração de LH- Hormônio Luteinizante no sangue.

O método do teste de farmácia pode ser um bom aliado para as mulheres que possuem um ciclo muito irregular, pois para elas é mais difícil detectar o dia da ovulação com base apenas nas datas de inicio do ciclo, já que as mesmas sempre se alteram.

casal tendo relação

Vida Sexual Ativa

Para muitos especialistas a melhor forma de aumentar as chances de gravidez é mantendo uma vida sexual ativa, manter relações várias vezes na semana deve ser visto como a primeira opção antes de tentar detectar a ovulação por meios mais complexos. Como tratado do início do texto, a maioria dos casais que procuram saber sobre a ovulação são casais que já tentam engravidar a algum tempo, indica-se que após seis meses de tentativas o casal procure um médico.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.