Como Preparar o Corpo para uma Gravidez

Comece a se preparar para uma gestação e evite aborrecimentos

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Cuidados, Dúvidas

O Milagre da Gravidez

A preparação pré-concepção do corpo é muito importante para a mãe e também para o bebê, se preparando antes de engravidar as chances de ter problemas com doenças descobertas de última hora é bem menor e os encaminha a uma gravidez mais tranquila. É importante pensar nas mudanças de hábito com bastante antecedência, pois alterações na alimentação e no estilo de vida podem levar algum tempo para fazer efeito – por exemplo, parar de fumar.

A melhor forma de começar essa preparação é consultando um médico, pois assim terá uma avaliação da sua saúde e assim ficará mais claro por onde começar. Começando bem antes de uma gravidez a mulher tem mais tempo para fazer exames e tomar vacinas, se necessárias, que possam diminuir as chances do bebê ter alguma doença.

Cuidados para a Gravidez

Os médicos costumam analisar o histórico médico das pacientes que desejam tentar um gravidez, pois assim podem ter um painel do que se preparar para o pré-natal e para a preparação anterior, receitando dietas e exercícios, se preciso, e até mesmo auxiliando na mudança de tratamentos em caso de doenças, evitando problemas congênitos no bebê. Ao falar com seu médico também é importante mencionar o histórico da família e do parceiro.

Passos para preparar o corpo

  • Parar com vícios: é importante procurar ajuda para parar com problemas de tabagismo, álcool e até drogas – mesmo uma medicação pesada pode trazer problemas ao bebê. Há estudos científicos que comprovam o mal que esses hábitos fazem durante a gravidez. Um médico poderá orientar tratamentos que ajude a parar mais rapidamente com o vício.
  • Suplementação de ácido fólico: o ácido fólico deve estar presente na dieta das mulheres que pretendem engravidar, pois essa substância ajuda a evitar problemas na formação do tubo neural do feto, estrutura que dá origem ao sistema nervoso central. Em outras palavras, o ácido fólico presente na dieta ajuda a evitar problemas relacionados ao sistema nervoso. Indica-se às mulheres tomar o suplemento antes da gravidez porque a formação do tubo neural ocorre logo nas primeiras semanas. As doses podem variar de acordo com o conceito do médico, mas há uma média de consumo entre 400 microgramas e 5 miligramas de ácido fólico.
  • Hipertensão: problemas de hipertensão estão entre o top 5 dos problemas que agravam uma gravidez, saber a situação da sua pressão arterial pode ajudar a evitar um quadro de pré-eclâmpsia, problemas com a placenta ou parto prematuro. Um dos fatores que podem levar o organismo a um problema com a pressão é o peso, sendo ele mesmo um fator importante a ser controlado durante a gestação.
  • Exames e medicações: é necessário verificar com seu médico as datas dos seus últimos exames ginecológicos e realizar novos exames, eles podem detectar a presença de bactérias, com a clamídia, que podem não ter nenhum efeito no seu corpo, mas podem fazer mal ao feto. Os exames de urina auxiliam a prevenção de uma possível infecção urinária, que é realmente importante, pois a infecção no trato urinário está associada ao aborto espontâneo. Um hemograma completo também é importante para quem pretende engravidar, problemas como anemia e diabetes podem ser descobertos logo no começo e assim o médico terá mais chances de sucesso com um tratamento pré-natal.

Preparando o Corpo

Busque esclarecer dúvidas

Começar um tratamento de preparação pré-gestação também é útil para ajuda-la a esclarecer dúvidas, pois o contato com especialistas ocorre anterior a concepção, esse processo ocorre de forma mais relaxada em relação a quando já está esperando um bebê.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.