Como Parar de Usar AC Corretamente para Engravidar

Todo método que interfira em sua tentativa deve ser interrompido, aproveite e escolha o momento certo.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Depois de ter se preparado psicologicamente, financeiramente, e ver que realmente este é o momento ideal para a sua concepção, chegou a hora de parar de tomar seus anticoncepcionais, certo? Que dependendo de qual você usa, pode já trazer resultados imediatos ou não, como é o caso da camisinha, que basta parar de usar para começar as tentativas, porém no caso dos remédios é um pouco diferente embora não tão complicado.

anticoncepcional

Parando Com a Pílula

Não existe nada comprovado cientificamente que os usos prolongados das pílulas anticoncepcionais interferem na fertilidade feminina, e embora antigamente existia um assunto que pairava sobre esse método, hoje em dia esse mito não existe mais, e é algo que você pode estar confirmando com o seu médico.

Se você utiliza a pílula comum que é aquelas que precisam de uma pausa entre as cartelas, o melhor momento de parar é quando terminar uma cartela. Depois que parar, provavelmente sua menstruação irá demorar um pouco até voltar, e para que a tentante não fique frustrada pensando que já está grávida, o recomendado é começar as tentativas para engravidar depois que a menstruação voltar realmente.

Engravidar logo que você parar com a pílula não prejudica o bebê, por isso não existe motivo para tal preocupação, pois existem mulheres que engravidam até mesmo enquanto tomam seus anticoncepcionais, e nada de ruim acontece.

As pílulas sem intervalos são as de progesterona, podem ser interrompidas a qualquer momento, sendo que para começar as tentativas, também é preciso esperar a chegada de sua menstruação, que pode demorar um pouco a voltar ao normal.

pílula anticoncepcional

Outros Métodos Anticoncepcionais

Os implantes hormonais, precisam ser retirados no consultório médico, e depois desse procedimento já existe a possibilidade de uma gravidez após suas tentativas, muitas vezes até mesmo antes de você menstruar.

Já as mulheres que tomam injeções como Depo-provera, Tricilon, entre outras que duram por alguns meses, podem demorar a conseguir uma gravidez, pois esses métodos costumam ter efeitos prolongados, por isso existem mulheres que demoram até mais de seis meses para conseguir uma concepção de sucesso.

Para as que utilizam DIU, seja com ou sem hormônios, precisam retirá-lo também em consultório médico, e logo depois do procedimento você já pode se considerar fértil, porém para os DIU que contem progesterona, esse tempo pode ser prolongado, podendo demorar uns dois meses para que você volte a ovular.

Existem também os adesivos anticoncepcionais, que normalmente já devem ser retirados após o término de sua validade, e o aconselhável é que ele seja retirado apenas neste momento, e seus ciclos menstruais podem demorar alguns meses para retornar, por isso não estranhe na ausência da mesma.

No caso do anel vaginal, o recomendado é retirá-lo apenas na data certa programada, e depois basta não colocar mais, e como nos outros métodos, esse também deverá resultar em algum atraso para o retorno de sua menstruação, por isso não estranhe e nem fique preocupada, pois é totalmente normal.

Se você este querendo parar de tomar anticoncepcionais para tentar engravidar, procure seu médico para uma avaliação, não deixe de se consultar, pois assim fica muito mais fácil para tirar suas dúvidas e tomar os devidos cuidados.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.