Como Fazer Gráfico para Calcular Ovulação e Temperatura Basal

Dica especial e muito eficaz para tentantes ansiosas.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Um método muito simples e o mais eficaz para calcular o seu período fértil é através da temperatura corporal basal, que se verificada periodicamente pode indicar o período certo de sua ovulação, que por fim é o fator principal para se ocorrer uma concepção.

São vários métodos existentes, porém esse é o mais utilizado, onde os resultados obtidos são anotados em uma tabela durante vários períodos de vários ciclos, que no final dessa pesquisa, te dirá com uma certa precisão o momento ideal de sua ovulação, indicando assim o momento ideal para sua tentativa de engravidar.

gráficos de temperatura basal

Como Ocorre o Período Da Ovulação

A medição do ciclo menstrual deve ser contado desde o primeiro dia até o último antes da próxima menstruação, ciclo este que deve durar em torno de 28 dias, e a ovulação deve ocorrer no meio dele, em média ele ocorro no 14° dia, e o período fértil é 3 dias antes dessa ovulação que dura até 2 dias depois da mesma.

Como Se Mede a Temperatura Basal

Ela serve para saber se a ovulação realmente ocorre, a medição da temperatura basal é muito usual, porém uma TPM seguida de menstruação regular já indica que sua ovulação ocorre normalmente, e a medição só é utilizada para ter noção se ocorre e quando ocorre.

De manhã cedo, antes de qualquer atividade, ainda deitada na cama, meça a temperatura corporal, pelo reto ou vagina, porém o mais eficaz é medido pela boca.

O termômetro eletrônico é o mais indicado, pois ele detecta variações de décimas da sua temperatura, mas se escolher outro tipo tenha consciência de que ele precisa ficar pelo menos 5 minutos dentro da boca para medir a temperatura corretamente, e se optar por medir pelo reto ou pela vagina, deixe por pelo menos 7 minutos, que é o tempo necessário para se obter a temperatura correta.

Como Elaborar o Gráfico

Comece medindo a temperatura desde o primeiro dia de sua menstruação, depois meça todos os dias, anote em um gráfico que pode ser baixado pela internet, que tem os dias do mês e da semana, coloque pontinhos na temperatura correspondente no dia em que foi verificada.

Depois de terminar o primeiro mês, verifique os dias que sua temperatura aumentou em uns três dias seguidos, que provavelmente seu ciclo ocorreu neste período.

Continue anotando e verificando sua temperatura, e quando ela começar a diminuir muito, significa que sua menstruação está para chegar, mas se isso não ocorrer em pelo menos 18 dias, pode significar um provável atraso, que para as mamães tentantes é um bom sinal, que pode significar uma gravidez, então você já pode realizar o seu teste para tirar as dúvidas.

Calma e Muita Tranquilidade

ovulação

Se a gravidez não tiver ocorrido ainda, faça um novo gráfico e continue medindo a sua temperatura, e com o passar do tempo você até passará a conhecer mais o seu corpo, e já saberá mais ou menos o seu período fértil.

Quando estiver ovulando, lembre-se de manter relações sexuais um dia sim e outro não, escolha um dia antes, um durante e um depois, mas não realize durante todo o período.

Procure não ficar nervosa ou muito ansiosa, ocupe a mente com outros assuntos, não se estresse, pois isso pode atrapalhar sua fertilidade, e pense que todo mundo engravida sem mesmo fazer todo esse ritual, então não se preocupe, relaxe que tudo dará certo.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.