Como Convencer o Homem a Fazer Exames de Fertilidade?

Resolver problemas masculinos de fertilidade é mais simples, apesar disso os homens buscam menos os médicos.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

No que se refere a cuidados com a saúde, em geral os homens tem mais resistência a procurar médicos e verificar se há um problema. As estatísticas apontam o peso disso, não é diferente quando se trata de infertilidade. Da mesma forma que homens demoram a verificar problemas de saúde que podem ser graves e por conta disso tem mais complicações que as mulheres, homens demoram mais a procurar saber se tem algum problema de infertilidade, mesmo quando as causas não são encontradas em suas parceira. Diante de uma cultura que alimenta esse comportamento, como convencer um homem a fazer exames de fertilidade?

casal com exame de gravidez negativo

“Por que você não quer ir?”

Se o seu parceiro se recusa terminantemente a ir no médico e realizar exames de fertilidade, a primeira opção que você tem em mãos é perguntar o motivo. Não adianta tentar contornar um problema sem saber a sua origem, principalmente num caso como esse. É bom estar preparada para a resposta que vier, pois então será sua vez de apoia-lo e fazê-lo mudar de ideia.

Uma das razões que pode levar o homem a não querer ir é a sensação de culpa que ter um problema de fertilidade pode acarretar, se esse for o principal motivo para a recusa do seu par ofereça apoio e mostre como não existe culpado para essa situação, afinal, essa é a verdade, os problemas de fertilidade podem até ter a ver com o estilo de vida da pessoa, mas em geral são alterações pela qual ela não tem culpa. Estar juntos no tratamento é também estar emocionalmente unidos.

Outras razões que podem levar a recusa em se fazer o tratamento são a forma invasiva do exame, que consiste numa amostragem de esperma que precisa ser retirada através de masturbação, e o fantasma da “impotência” cultivado pela sociedade desde os tempos de Reis: um homem deve dar a sua esposa um filho, e se não é capaz disso “não é um homem de verdade”. Os dois casos são muito mais questões culturais do que verdades, primeiro o exame de espermograma não é quase nada invasivo se comparado com os ultrassons vaginais aos quais algumas mulheres precisam se submeter para concluir a investigação de infertilidade. Sobre a questão da impotência, é apenas uma visão machista da sociedade e que há muito tempo está desgastada.

casal deitado

Motivos Para Fazer os Exames

Depois de descobrir a razão pela qual o seu companheiro não quer realizar os exames, é mais fácil apontar contra-argumentos para que ele mude de ideia. Partindo do básico: é muito mais fácil resolver problemas de fertilidade masculinos do que femininos. Vocês já perderam muito tempo, certamente, procurando por problemas de fertilidade na mulher, se nada foi encontrado só existem mais duas opções lógicas clinicamente, ou o homem apresenta algum problema ou é um caso de “infertilidade sem causa aparente”.

Quando o homem apresenta algum problema no sêmen, mas ainda assim possui gametas os caminhos a serem tomados são simples, a realização de uma pequena cirurgia incisiva no caso de obstrução ou para a coleta dos gametas no caso de ser necessário realizar uma inseminação artificial. Se não ocorrer nenhuma causa aparente, a fertilização in-vitro será o tratamento mais indicado.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.