Como Calcular o Período Fértil

Calcule o melhor dia do mês para conseguir engravidar.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Tentar engravidar pode ser mais difícil, ou pelo menos mais demorado, do que pode parecer inicialmente, muitas vezes o erro que os casais cometem é ter relações em dias poucos propícios para a fertilização, calculando o seu período fértil é mais fácil saber quando há mais possibilidade de engravidar.

Porque saber o seu período fértil?

O período fértil é, resumidamente, a época em que seu corpo está apto a uma fertilização. Definimos como período fértil o momento em que o óvulo é liberado para a fertilização e os hormônios do corpo colaboram para que a fecundação ocorra – ou seja, melhoram a textura do muco vaginal para a penetram dos espermatozoides, a progesterona está em quantidade suficiente para segurar o óvulo, a parede uterina está espessa, entre outros fatores que coíbem para que a fertilização ocorra.

Calculando o Período Fértil

Em estudo recente, a associação Clear Blue mostrou que muitos casais não sabem identificar o período fértil e, por isso, passam meses tentando uma fecundação. O que o estudo mostrou foi que menos de 50% das mulheres entrevistas sabiam calcular o seu período fértil, das que acreditavam saber, estavam enganadas, 24% acreditavam que esse ocorria dois dias após a ovulação – identificando a ovulação pela secreção vaginal, que fica mais transparente, como clara de ovo, 11% acreditava que em qualquer momento do ciclo era possível engravidar.

Assim, saber quando é o seu período fértil ajuda a limitar as tentativas de fecundação e evitar decepções e preocupações.

Quando ocorre?

tabelinhaO período fértil está localizado entre o 11° e 17° dias do ciclo menstrual, como pode observar, poucos dias depois ocorre a menstruação. Quando o óvulo não é fecundado dentro do período fértil, a progesterona no organismo cai, impulsionando a liberação do óvulo junto com a camada espessa do útero, que havia sido formada para proteger o óvulo fecundado.

Os espermatozoides podem sobreviver no trato uterino por até 5 dias, assim, se uma mulher tem relações poucos dias antes do período fértil ainda é possível que ela engravide naquele mês. É possível notar a importância de saber calcular a sua fertilidade periódica também para quem deseja evitar uma gravidez.

Como calcular?

Uma mulher que mantém o controle da sua menstruação, ou seja, mantém os dias da mesma anotados, assim como alterações, poderá saber facilmente quando é seu período fértil. Como ele está localizado entre o 11° e 17°  dias do ciclo, basta realizar a contagem do período. No entanto, certifique-se de saber realmente o tempo de duração do seu ciclo menstrual, pois há mulheres com ciclos de 21 dias, o mais comum, mas há também mulheres que apresentam ciclos de 28 à 31 dias. A contagem pode começar depois do último dia de menstruação.

Há na internet as calculadoras de fertilidade, são softwares criados para calcular seu dia mais fértil com base em informações dadas pela pessoa. Algumas também calculam os dias mais propícios para a concepção de um menino ou uma menina.

Algumas mulheres conseguem perceber no seu corpo alterações que indicam que o período fértil está próximo, como o ligeiro aumento da temperatura corporal, desconforto no baixo ventre, que é causado pela liberação do óvulo, na maioria das vezes, presença do muco vaginal transparente com aspecto semelhante a clara de ovo.

1 comentário

  1. Leda (02/02/2016)

    Muito interessante o assunto. Mas meu problema são essas dores. Quando enfrentei uma crise de dores nas costas, o médico me falou desse colchão ortopédico. Quem daqui já ouviu falar? Falaram que trata até insonia.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.