Como a Idade Afeta a Fertilidade

Entenda como a fertilidade decai com a idade e que fatores influenciam essa mudança.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Não vivemos mais em uma sociedade em que a formação de família é o principal objetivo, pelo contrário, com a urbanização e com as oportunidades melhoradas de acesso ao trabalho e a educação, muitas pessoas preferem organizar a vida antes de constituir família. Isso implica diretamente na relação entre idade e reprodução. Como a maioria das pessoas deixam para ter filhos com uma idade mais avançada, problemas com a fertilidade passam a ser um problema que não existia antes.

grávida mais velha

Idade e Infertilidade Feminina

A maior fase de fertilidade nas mulheres ocorre entre 20 e 24 anos, após os 30 a taxa de fertilidade tende a cair pelo menos 15% do que era nesses anos. Assim, com a idade as chances de engravidar começam a diminuir além de aumentarem as probabilidades de problemas relacionados à gravidez, pelos mesmos motivos que levam à queda de fertilidade.

Aos 35 a fertilidade já chega a 50% do que era aos 25 e aos 40, 50% do que era aos 35. Mas porque a queda da fertilidade feminina é tão rápida? São vários os fatores que levam a uma queda da fertilidade tão rápida nas mulheres. Entre eles, podemos citar como principal fator a reserva ovariana. A célula germinativa que dará origem ao óvulo é formada, nas mulheres, ainda durante o processo embrionário, no que os biólogos chamam de gametogênese.

Em dado momento, a continuação do ciclo dessas células é interrompida elas permanecem no nosso organismo sem se alterarem até os anos de maturidade sexual, quando a produção de hormônio folículo estimulante levará a maturação desses gametófitos, que se transformarão no óvulo. Com a idade a quantidade de células germinativas diminuem, e não apenas isso mais a qualidade do material também varia.

Além desse fator principal, ocorre também a queda da produção de hormônios ligados a reprodução e a alteração do muco vaginal e do endométrio, o revestimento do útero, conforme o endométrio tende a ficar mais fino, se torna mais difícil a implantação do óvulo fecundado. O muco vaginal pode ter sua composição química alterada, se tratando do muco um meio que facilita a chegada dos espermatozoides ao útero, a partir da sua alteração se torna mais difícil para que o encontro entre óvulo e espermatozoide ocorram.

Todos esses fatores estão ligados à idade feminina, mas eles podem ser “retardados” com a ajuda de um médico e com a escolha de bons hábitos de vida, controle de obesidade e não tabagismo. Obviamente, é um ciclo natural, mas o cuidado com a saúde pode ajudar mulheres mais velhas a engravidar.

barriga de grávida

Idade e Infertilidade Masculina

A fertilidade masculina é mais duradoura que a feminina, a ponto de antigamente se acreditar que os homens não sofriam queda de fertilidade. Atualmente, pesquisas mostram que a partir dos 50 anos o número de espermatozoides produzidos pelo homem decai e a sua produção de testosterona também.

Assim como para as mulheres os fatores externos influenciam a fertilidade, com os homens acontece o mesmo. Com uma dieta saudável, a prática de exercício e o não tabagismo e não alcoolismo é muito mais fácil que o homem mantenha sua fertilidade por um tempo prolongado.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.