Alimentos que Podem Influenciar a Fertilidade

Crie uma dieta que ajude seu organismo a se preparar para uma gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

O Milagre da Gravidez

Quando as mulheres avisam à família e amigos que estão tentando engravidar, sempre aparecem pessoas com dicas para que tudo ocorra mais rapidamente. Muitas delas são apenas superstições passadas de geração em geração, mas outras dicas realmente tem fundamento científico. A alimentação, por exemplo, influencia muito no processo de fecundação e também garante que a gravidez corra sem muitos riscos.

proteína animal

Alimentos Que Ajudam a Engravidar

Os alimentos são apenas uma ajuda extra no processo, mas além de deixarem o corpo mais propício a gravidez, muitos deles colaboram para que o seu decorrer seja saudável.

  • Alimentos Ricos em Ômega 3 e 6: alimentos como peixes, linhaça, castanhas, amêndoas, vegetais de folhas escuras e óleos vegetais são ricos em ômega 3, leite ovos e carnes magras são ricos em ômega 6, nutrientes que torna a membrana do óvulo mais fluída, facilitando a penetração dos espermatozoides.
  • Alimentos Integrais: uma pesquisa constatou que as mulheres que consomem apenas carboidratos simples, como a farinha branca, tem 55% a mais de chances de desenvolver SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos que aquelas que consomem alimentos feitos a base de farinha integral.
  • Alimentos Ricos em Ferro: além de ser essencial no desenvolvimento do bebê, os médicos acreditam que a deficiência de ferro no organismo feminino pode desregular a ovulação. Alimentos ricos em ferro incluem: fígado, mariscos, feijão e outras leguminosas, açaí e açúcar mascavo.
  • Ácido Fólico: é recomendado que as tentantes aumentem a ingestão de ácido fólico três meses antes de engravidar para evitar problemas na formação do sistema nervoso do bebê, mas o ácido também ajuda na fecundação. A soja e o feijão são ricos nele.

Dieta da Fertilidade

Pesquisadores de Harvard desenvolveram uma dieta para quem pretende engravidar em pouco tempo, se baseando na presença da globulina, uma proteína que ligada aos hormônios sexuais e regulada pela insulina, a tal proteína é influenciada quando há queda ou aumento bruto da quantidade de insulina. Os pesquisadores indicam a dieta principalmente para mulheres que sofrem de algum distúrbio, como a SOP, ou que precisam perder peso para engravidar. A dieta segue alguns princípios básicos da vida saudável, comer com moderação, evitar gorduras ruins, evitar alimentos industrializados e ricos em sódio, evitar doces e incluir vegetais no cotidiano.

oleaginosas

  • Alimentos de baixo índice glicêmico: escolhidos por ajudar a diminuir a quantidade de insulina liberada no organismo, são alimentos integrais, tubérculos, maçã, grão-de-bico, quinoa, pera, entre outros. Uma dica para controlar a insulina ainda mais é consumir os alimentos com proteínas e gorduras saudáveis, por exemplo sanduíches de pão, uma carne magra e azeite.
  • Proteínas Vegetais: consumir proteínas vegetais com mais frequência que a proteína animal é bom para quem deseja engravidar porque o consumo excessivo de carno, sobretudo os cortes mais gordos, pode fazer aumentar o tecido adiposo, influenciando a produção de hormônios masculinos e dificultando a gravidez.
  • Alimentos sem Gorduras Trans: os hormônios da fertilidade precisam de gorduras boas para a sua produção e para que funcionem corretamente, pois são fabricados pelo organismo com os ácidos graxos retirados da gordura. No entanto, as gorduras ruins, sobretudo a gordura trans podem levar à doenças metabólicas e a obesidade.
  • Além dessas observações, uma tentante deve optar por fazer ingestão de alimentos ricos em algumas vitaminas e nutrientes: Vitamina A, Vitaminas do Complexo B, Licopeno, Vitamina D, Selênio, Vitamina C, Vitamina E, Zinco  e claro, o Ferro, já citado.

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